A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Seis pessoas de Viseu conseguiram emprego ao abrigo do Programa Incorpora

27-11-2019
 

Seis pessoas da região de Viseu em situação de vulnerabilidade conseguiram emprego ao abrigo do Programa Incorpora, criado em 2018 pela Fundação “la Caixa”. O distrito passou a estar incluído este ano na rede de organizações sociais que trabalham com o programa.

Em comunicado, a Fundação “la Caixa” adianta que 13 organizações se juntaram este ano à rede do programa, com o objetivo de promover a contratação de pessoas em risco de exclusão social junto de empresas, passando a um total de 46.

Para a região de Viseu, são três as instituições parceiras: a Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu e a Associação Popular, Social, Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres (sediada no distrito de Guarda).

O Instituto do Emprego e Formação Profissional colaborou, através de um protocolo, no processo de seleção das entidades Incorpora em Portugal e presta apoio no processo de implantação do programa do país.

A nível nacional, a iniciativa conseguiu empregar 1.056 pessoas com a colaboração de 436 empresas.

As pessoas em situação de vulnerabilidade abrangem jovens NEET (nem estudam, nem trabalham), desempregados de longa duração com mais de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes, vítimas de violência doméstica e pessoas com deficiência ou incapacidade.

Cada entidade selecionada coloca ao dispor um técnico de acompanhamento, que presta apoio personalizado à pessoa em questão, e um técnico de prospeção empresarial que identifique e visite empresas e potenciais postos de trabalho.

O programa Incorpora pretende "fazer a ligação entre as entidades sociais e as empresas portuguesas com a finalidade de criar um clima de entendimento e colaboração entre ambas, que se traduza na criação de oportunidades de emprego para quem mais necessita", indica o comunicado.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT