A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Sernancelhe lança projeto de aprendizagem sobre a natureza

18-06-2019
 

A Câmara de Sernancelhe vai lançar esta sexta-feira (21 de junho), na freguesia de Lamosa, um novo projeto que tem como objetivo ensinar a conservar habitats e espécies raras e educar as gerações vindouras para a temática do ambiente, divulgando e salvaguardando a natureza desta localidade classificada pela Rede Natura 2000.

O projeto Lamosa Natural foi realizado em parceria com a Associação Manta Verde e teve como propósito principal o de criar as condições para apelar ao contacto com a natureza e sensibilizar para a fruição do meio ambiente.

Em comunicado, a autarquia sernancelhense explica que o programa vai incluir caminhadas guiadas pelo trilho de Lamosa, com vista a conhecer espécies de fauna e flora, o património rural e o curso da ribeira local com passagem pelo rio Paiva, e visitas a observatórios de aves e à estação de biodiversidade da Rede Natura de Lamosa.

O projeto também quer aproveitar todos os recursos do centro pedagógico da freguesia e incentivar crianças, jovens e idosos a participarem em jogos didáticos, onde poderão conhecer as seis espécies a preservar e a proteger na Rede Natura: lobo, lontra, salamandra lusitânica, mexilhão do rio, lagarto de água e toupeira de água.

O Lamosa Natural surge depois de a freguesia do concelho de Sernancelhe ter assistido a várias obras, incluindo a requalificação da antiga escola primária para centro pedagógico, a reconversão do antigo moinho de vento para espaço interpretativo e a criação de dois trilhos.

O projeto foi financiado pelos fundos comunitários do programa Portugal 2020.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT