05 Ago
Viseu

Região

Sindicato alerta que enfermagem domiciliária está em risco em Viseu

por Redação

17 de Janeiro de 2018, 12:05

Foto Arquivo Jornal do Centro

Enfermeiros foram transferidos dos centros de saúde para o Centro Hospitalar Tondela-Viseu

CLIPS ÁUDIO

A enfermagem prestada ao domicílio pelos centros de saúde está em risco no concelho de Viseu. O alerta é feito pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), considerando que o regresso dos enfermeiros que trabalhavam no serviço ao hospital confirma a “grave carência” de profissionais no Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV).

Em declarações à Rádio Jornal do Centro, o sindicalista Alfredo Gomes acredita que a decisão prejudica os utentes que usufruem dos serviços da Unidade de Cuidados na Comunidade. “Esta situação coloca em risco os doentes que estão a necessitar destes cuidados em casa. Nós sabemos que há 18 doentes em cuidados continuados integrados que dependem destes enfermeiros”, refere o responsável.

Alfredo Gomes diz que o regresso ao CHTV afeta metade dos enfermeiros que trabalham para os cuidados domiciliários. “São seis os profissionais hospitalares que foram emprestados a esta unidade [de cuidados ao domicílio]. Destes seis enfermeiros, três receberam uma carta do CHTV a dizer que deixam de estar emprestados e que devem voltar ao Hospital de Viseu no dia 1 de fevereiro”, afirma o dirigente do SEP.

A administração do CHTV não prestou quaisquer esclarecimentos sobre a decisão.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts