A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Tondela investe em nova iluminação pública

08-11-2019
 

A Câmara de Tondela avança que vai investir cerca de 200 mil euros, mais IVA, em nova iluminação pública. A autarquia vai substituir luminárias de mercúrio por novas luminárias com tecnologia LED em todas as freguesias do concelho.

O presidente José António Jesus garante, em comunicado, que o investimento terá como objetivo "melhorar a eficiência energética da rede de iluminação pública".

"Continuamos a investir em soluções tecnológicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, assim como dos serviços públicos prestados. Vai trazer poupanças financeiras ao Município de Tondela, pela redução significativa dos gastos com a iluminação pública, mas também irá reduzir a emissão de gases com efeito de estufa", acrescenta o autarca.

Ao todo, serão colocadas cerca de 1.200 luminárias LED que, explica a autarquia tondelense, “para além do baixo consumo e sustentabilidade, destacam-se ainda por terem um mais longo tempo de vida”.

A União de Freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha é aquela onde serão substituídas mais luminárias, num total de 150. Os trabalhos de substituição de luminárias deverão arrancar ainda durante este mês de novembro, com um prazo de execução de dois meses. Este projeto segue no decurso do investimento realizado nesta área pela Câmara, que já ronda os 650 mil euros ao longo dos últimos quatro anos.

Depois desta operação, a autarquia vai religar “um conjunto significativo” de outras luminárias, que tinham sido desligadas na altura da Troika.

"Estamos a rever toda a rede de iluminação pública, também em áreas da cidade mais sensíveis. No entanto, não deixaremos de continuar a seguir critérios de racionalidade e boa gestão", esclarece José António Jesus.

Em 2019, foram efetuadas 25 extensões de rede em Tondela, num investimento que ultrapassou os 30 mil euros. Os gastos em iluminação pública no concelho foram de 915 mil euros em 2018. Segundo a Câmara, Tondela possui cerca de 18 mil luminárias.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT