21 out
Viseu

Região

Covid-19: mais três infetados no lar de idosos do Caramulo

por Redação

17 de outubro de 2020, 18:27

Foto Igor Ferreira

De acordo com a autarquia, existem no concelho 28 casos ativos

CLIPS ÁUDIO

Há mais três infetados no Lar do Sameiro, na vila do Caramulo, no concelho de Tondela, anunciou hoje a autarquia.

Num comunicado divulgado na página social de facebook, a Câmara de Tondela dá conta que “após conhecimento de que havia uma funcionária infetada”, promoveu “em articulação com as autoridades de saúde o teste a todos os funcionários da referida instituição”.

Do total dos 37 funcionários testados, resultou a verificação de seis positivos, já conhecidos no dia de ontem

Foram testados, ainda, todos os 78 utentes da instituição. Desta bateria de testes, acusaram positivo para a Covid-19 três utentes, sendo que dois testaram “inconclusivo” e vão repetir o teste.

A autarquia refere ainda que, “a entidade gestora do espaço, no âmbito do seu plano de contingência definiu alas diferentes para os utentes infetados e para os não infetados, criando assim condições de separação e segurança dentro do lar”, garantindo que “a situação continua a ser acompanhada pelas autoridades, de forma a que a segurança dos utentes, funcionários, bem como da restante comunidade seja assegurada”.

A par deste foco de infeção, a autarquia continua “a acompanhar a outra já conhecida, no quadro dos atletas de formação e alunos da comunidade”, onde se registam já oito casos positivos, “tendo-se alargado a rede de testes para melhor monitorização”, informa a Câmara.

O apelo é para que “toda a comunidade mantenha a confiança nas instituições” e para que as medidas de prevenção de contágio, “distanciamento físico, uso de máscara sempre que estivermos na presença de outros, respeito das normas de etiqueta respiratória, desinfeção das mãos”, não sejam esquecidas. 

De acordo com a autarquia, existem no concelho 28 casos ativos, sendo que o total de recuperados é de 30. Desde o início da pandemia, há a registar 59 casos.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts