11 Ago
Viseu

Região

Corrida às consultas no Hospital de Viseu, com pessoas em filas e utentes sem máscara

por Redação

12 de Maio de 2020, 19:15

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Várias pessoas em fila, incluindo idosos e crianças, e nem todos estão com a máscara e a cumprir o distanciamento social recomendado. Este foi o cenário à entrada das consultas externas do Hospital de Viseu, que foram retomadas.

Luís Viegas, da Liga dos Amigos e Voluntariado do CHTV, pede aos doentes para não irem “de véspera” para o S. Teotónio.

“Eu compreendo que há muita gente que tem dificuldade de transporte e que vão mais cedo, mas peço que não o façam. Basta ir um quarto de hora antes da hora da consulta, é o ideal para as pessoas se deslocarem e dá tempo para fazerem a sua inscrição e serem atendidas”, diz em declarações ao Jornal do Centro.

Luís Viegas acrescenta que as consultas remarcadas estão a acontecer em intervalos de meia-hora. “Quer dizer que há consultas marcadas para as 9h00, 9h30, 10h00, 10h30 e por aí fora”, sublinha.

O porta-voz defende que chegar em cima do horário da consulta traz vantagens para os doentes e o Hospital. “Há facilidade no estacionamento, porque não estão a ocupar o espaço escusadamente e passam a ter melhor acesso. Não há aquela aglomeração de pessoas para as consultas externas”, lembra.

“Depende das atitudes das pessoas. O nosso apelo é para que respeitam as orientações e colaborem com a entidade hospitalar, porque é a única forma que o Hospital tem para proteger os cidadãos e eles se protegerem a si próprios e não contaminarem os outros concidadãos e os profissionais”, acrescenta.

Luís Viegas diz ainda que o serviço de recolha de sangue ainda não permite marcações por horas, mas acredita que a situação será resolvida “dentro de dois ou três dias”.

Contactada pelo Jornal do Centro, a administração do CHTV reforça o apelo para que as pessoas cheguem apenas 15 minutos antes da hora da consulta. A instituição acrescenta que, em caso de impossibilidade de se deslocarem sozinhos, os utentes devem levar apenas um acompanhante.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts