03 dez
Viseu

Região

Oficial: o maior vestido do mundo é mesmo de Teivas

por Redação

26 de outubro de 2020, 16:49

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

É oficial. A Associação de Teivas entrou no livro dos recordes do Guinness, com o maior vestido do mundo, que tem uma altura de oito metros e um centímetro.

Um mês depois de o vestido – alusivo à dança da Morgadinha, que marca todos os anos as Cavalhadas de Teivas – ter sido apresentado no feriado municipal de Viseu, a confirmação chegou esta manhã de segunda-feira (26 de outubro) à localidade da freguesia de São João de Lourosa.

Em declarações ao Jornal do Centro, a presidente da Associação das Cavalhadas, Alexandra Sá, conta que, em Teivas, a notícia “foi recebida com muita emoção e euforia”.

“Era algo que nós estávamos à espera e com grande expetativa e tornou-se real e oficial. O recorde é nosso e Teivas é grande, assim como Viseu”, afirma.

Alexandra Sá fala de “missão cumprida” e diz que espera “realmente viver este momento intenso e de grande satisfação”, prometendo continuar a mostrar que “nós somos capazes”.

“Vai ser difícil continuar com projetos aliciantes, mas estamos cá para mostrar que somos capazes e que iremos continuar a reinventar-nos”, acrescenta.

A confirmação oficial só surgiu um mês depois de o vestido estar pronto. Alexandra Sá refere que a Associação de Teivas teve de responder a várias questões que a organização do Guinness ia colocando sobre a peça.

“Houve a necessidade de nós realizarmos um portefólio bastante significativo e, depois, há o apreciar de todas as evidências. Ao longo deste processo, houve sempre uma troca de e-mails porque eles questionaram sobre algumas dúvidas que foram tendo e também houve a necessidade de comprovar a realidade histórica das Cavalhadas. Daí esta demora, mas o recorde é agora nosso”, detalha.

A peça levou meses a ser preparada por três costureiras, com milhares de horas de mão de obra, 300 metros de tecido e mais de quatro mil missangas. O vestido foi mostrado no centro de Viseu e também no centro comercial Palácio do Gelo.

O vestido da Morgadinha compensa, desta forma, o cancelamento das Cavalhadas de Teivas, que não se realizaram este ano devido à pandemia da Covid-19.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts