21 out
Viseu

Região

Oficial: Rui Leitão é o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu

por Redação

28 de setembro de 2020, 12:26

Foto D.R.

Tem 32 anos, 18 de experiência como bombeiro. Durante seis esteve no comando dos Voluntários de Santa Comba Dão, onde foi adjunto e segundo comandante

CLIPS ÁUDIO

Já é oficial. Rui Leitão é o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu, anunciou a corporação, confirmando a notícia avançada pelo Jornal do Centro.

Rui Leitão vai suceder a José Luís Teixeira no comando, que deixou as funções por motivos de saúde.

A tomada de posse está marcada para 11 de outubro, data em que o processo de homologação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil já deverá estar concluído.

A direção dos Voluntários frisa que Rui Leitão, até agora segundo comandante dos Voluntários de Santa Comba Dão, é um bombeiro que é de “reconhecido valor, elevada competência técnica e capacidade de liderança que de uma forma profissional, determinada e abnegada vai assim assumir os destinos da Corporação”.

A direção, liderada por Carlos Costa, fala de “uma aposta de futuro” que irá servir para “dar um forte impulso e uma nova dinâmica aos Bombeiros Voluntários de Viseu nas diversas vertentes em que são chamados a participar, nomeadamente na interação e cooperação com os Bombeiros Sapadores de Viseu na proteção e socorro aos cidadãos deste Concelho e de Portugal”. “Queremos melhorar a qualidade dos serviços prestados, reforçar a ligação à comunidade e ser uma referência a nível nacional”, enfatiza.

Os dirigentes referem, ainda, que esta nomeação irá de encontro com o objetivo de reforçar o corpo ativo com elementos profissionais, de modo a permitir a manutenção e sustentabilidade dos Bombeiros.

“Para garantir a sua manutenção e sustentabilidade, as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários devem ser encaradas e sobretudo administradas com elevado rigor e disciplina financeira e orçamental, tornando-se fundamental que nos seus quadros de comando existam elementos profissionais que contribuam decisivamente para garantir e preservar essa mesma sustentabilidade, bem como fomentar a implementação de medidas, programas e ações que visem melhorar o desempenho e competência dos seus operacionais”, explicam.

Rui Leitão tem 32 anos e possui 18 anos de experiência como bombeiro, seis dos quais no comando dos Voluntários de Santa Comba Dão, onde foi adjunto e segundo comandante.

“Da sua vasta e diversificada formação como Bombeiro Voluntário consta o planeamento, organização e combate aos incêndios florestais, o salvamento em grande ângulo, condutor de embarcações de socorro e segurança operacional de aeródromos. Possuidor de estatuto profissional, tem também sólidas competências e elevada experiência na coordenação e gestão no serviço de transporte de doentes e gestão de frota”, enaltecem os Voluntários de Viseu.

Distinguido com dois louvores em 2017 e em 2020 pelos Bombeiros de Santa Comba Dão, Rui Leitão tem-se envolvido também em grupos de estudo e de trabalho promovidos pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu e no Comando de Grupos de Reforço de Incêndios Florestais, com atuação em diversos pontos do país.

O novo comandante de Viseu também tem colaborado com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Autoridade Nacional da Aviação Civil e o INEM “em vários projetos operacionais e institucionais de extrema importância e relevância operacional”.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts