05 dez
Viseu

Região

Urgência pediátrica do Hospital de Viseu "entupida" e com falta de médicos

por Redação

02 de outubro de 2020, 11:16

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O Hospital de Viseu não tem pediatras suficientes para atender todas as crianças que chegam às urgências. Nos últimos dias, tem-se registado uma grande afluência ao serviço.

O presidente da secção regional do Centro da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, aponta o dedo à linha SNS 24, que direciona muitas situações para as urgências do São Teotónio, que não tem profissionais suficientes para atender todos os casos.

“Muitas vezes, as crianças são encaminhadas, pela linha SNS 24, de forma indevida para a urgência pediátrica. Muitos casos podiam ser encaminhados para o centro de saúde ou inclusivamente ficarem em casa, fazendo o tratamento sintomático que é recomendado muitas vezes às crianças. Elas não necessitam de ir ao hospital”, afirma.

Carlos Cortes alerta também para o facto de as urgências não terem profissionais suficientes para atender todos os casos, que “vão engrossar ainda mais o número de atendimentos da urgência”. “Há também uma insuficiência grande de recursos humanos, nomeadamente médicos pediatras, para assegurar a urgência do Hospital”, lamenta.

A OM já pediu ao Centro Hospitalar Tondela-Viseu, à Administração Regional de Saúde do Centro e ao Ministério da Saúde para resolver a situação.

Carlos Cortes refere, ainda, que também vai ser enviada uma carta à direção da SNS 24 “para chamar à atenção estas referenciações”.

“Nesta altura, ainda existe a pandemia da Covid-19 e vamos ter muitos casos encaminhados para os hospitais. Não podemos estar a entupir as urgências hospitalares não só na pediatria, mas também na urgência dos adultos, com situações que não são aquelas que têm de ser encaminhadas para os hospitais”, afirma defendendo também a mudança das orientações da linha telefónica do Serviço Nacional de Saúde.

Fonte ligada à pediatria do Hospital de Viseu confirmou ao Jornal do Centro que a afluência à urgência tem aumentado.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts