15 Jul
Viseu

Região

Viseu: recolha inteligente chega em breve aos contentores de lixo

por Redação

29 de Maio de 2020, 16:44

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Câmara de Viseu vai arrancar em breve com a recolha inteligente do lixo reciclado no concelho. O projeto piloto foi atrasado devido à pandemia do novo coronavírus, mas está prestes a ter início em 80 ilhas ecológicas.

O presidente da autarquia, Almeida Henriques, diz que esta iniciativa se enquadra bem no projeto de cidade inteligente para Viseu. “Consiste na colocação, num conjunto de ilhas, de tampas que serão acionados por um dispositivo eletrónico e tem no seu interior um chip que nos permite saber à distância a quantidade de resíduos que está em cada contentor”, explica.

Segundo o autarca, o projeto piloto abrange um número inicial de 240 contentores de lixo. Contudo, espera que a iniciativa seja depois alargada a todo o concelho, “para passarmos a ter em  uma noção exata do que temos em cada contentor e fazer uma recolha cada vez mais inteligente”.

Ainda sobre o lixo, Almeida Henriques refere que a Câmara levantou recentemente três multas por má deposição dos resíduos nos contentores. Por esta infração, foram autuados empresários ligados ao setor da restauração.

Ainda assim, continuam os abusos na zona junto à discoteca The Day After, considerada como crítica na deposição ilegal de lixo. “Os abusos são quase diários”, lamenta o presidente da Câmara. Por isso, Almeida Henriques revela que o município pondera instalar uma câmara de vigilância de forma a estar de olho no que se passa naquele local.

Também segundo o autarca, a Polícia Municipal tem ordens para fiscalizar a zona e também “para fazer rondas frequentes em locais onde, habitualmente, se encontram lixo deposto ilegalmente, porque estão localizados”. “Geralmente, estão junto a grandes vias de acesso a Viseu, e sabemos de algumas empresas que fazem deposição ilegal e até fizemos ações de sensibilização junto dessas empresas”, remata.

Entretanto, a Câmara de Viseu já anunciou que, na próxima terça-feira (2 de junho), será retomado o serviço de recolha porta-a-porta junto dos estabelecimentos comerciais do centro histórico da cidade.

A recolha de papel, cartão e embalagens será feita todas as quartas e sextas-feiras, enquanto que a recolha de vidro será efetuado às terças e quintas-feiras, por parte da Associação do Planalto Beirão.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts