27 out
Viseu

Saúde

Coronavírus: Presidente da Câmara de Sernancelhe infetado com covid-19 

por Redação

06 de setembro de 2020, 16:39

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Santiago, está infetado com o novo coronavírus. A informação foi avançada pelo próprio nas redes sociais, num longo comunicado

O autarca começa por explicar que “atendendo ao panorama do concelho em matéria de casos covid-19, e embora não tivesse sintomas de relevo”, sentiu-se “na obrigação, quer como presidente de Câmara quer enquanto sernancelhense com responsabilidades públicas, de realizar o teste à covid-19, que deu positivo”.

“Como manda o procedimento para estes casos, de imediato informei a Proteção Civil Municipal e as autoridades de saúde do resultado do teste e informei-os dos contactos estabelecidos durante este período para que também lhes seja proposto o isolamento profilático, o que está a ser cumprido por todos”, revela.

Na mesma nota em que assume ter a doença, Carlos Santiago diz encontrar-se “bem de saúde”, não apresentando quaisquer “dos sintomas habituais da covid-19”.  

“Estou a cumprir as normas e recomendações da linha Saúde 24. Apesar de estar em isolamento, sinto-me em condições de continuar a acompanhar toda esta situação e não hesitarei em tomar medidas, em coordenação com as autoridades de saúde, que sejam essenciais ao bem-estar e saúde da nossa comunidade”, afirma.

O autarca realça o bom trabalho desenvolvido pelos colegas no executivo camarário, da proteção civil municipal e pelo comandante dos bombeiros voluntários, “que estão em permanente contacto e colaboração com as autoridades de saúde”. E deixa uma mensagem em particular aos habitantes do concelho. 

 “O que estamos agora a viver já outros concelhos viveram. Este é um vírus invisível e imprevisível e, tal como outros o superaram, nós também vamos conseguir. O apelo que deixo a todos é que não devem ter complexos em assumir se tiverem sintomas da covid-19, devendo de imediato reportá-los às autoridades de saúde ou a Proteção Civil Municipal. Só assim, com união, com empenho e determinação de todos, vamos superar este momento. Sernancelhe conta com todos e eu conto convosco”, conclui.

O concelho conta desde o início da pandemia com 31 casos do novo coronavírus, 25 dos quais encontram-se ativos, isto de acordo com informações divulgadas ontem. 

O distrito de Viseu conta nesta altura com 837 infetados e 646 recuperados. Há ainda registo de 40 vítimas mortais. 

A nível nacional, estão contabilizados hoje mais dois mortos e 315 casos de infeção relacionados com a pandemia de covid-19, indicou a DGS.

Segundo o último boletim, desde o início da pandemia Portugal registou 1.840 mortes e 60.258 casos de infeção. Em vigilância permanecem 34.240 contactos, mais 39 do que no dia anterior

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts