20 Set
Viseu

Saúde

Coronavírus: uso da máscara deve ser obrigatório, defende presidente da Ordem dos Enfermeiros do Centro

por Redação

06 de Maio de 2020, 17:00

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

O uso de máscara, mesmo para quem anda na rua, devia ser obrigatório. A ideia é defendida pelo presidente da secção regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros.

Em entrevista ao Jornal do Centro, Ricardo Correia de Matos considera que, só com proteção individual, efetiva haverá uma prevenção eficaz da propagação do novo coronavírus.

“Por questões de segurança, saúde pública e respeito uns por outros, devemos usar máscara em todos os espaços. Custa muito e é uma transformação dos nossos hábitos de vida, porque somos um povo extremamente dócil e próximo um do outro e gostamos do contacto físico”,

Ainda assim, o responsável lembra que, “enquanto não há conhecimento amplo e científico da ação do vírus, as pessoas devem usar mecanismos de proteção individual”.

O enfermeiro vai ainda mais longe e defende que as regras de higiene e prevenção, como a lavagem de mãos e as regras de etiqueta no tratamento da tosse e das vias aéreas, devem ser definidas por lei para serem obrigatórias, “durante os próximos meses”. “O Governo está a cometer neste momento um erro em não decretar e legislar neste sentido”, refere.

Ricardo Correia de Matos esteve em entrevista no programa Espaço Atualidade que pode verouvir aqui.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts