08 Jul
Viseu

Sociedade

Viseu: polícia acabou com aniversário e festas no Fontelo

por Redação

30 de Junho de 2020, 17:19

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Polícia Municipal de Viseu travou uma série de convívios de jovens que tiveram lugar durante a noite de sábado (27 de junho) no parque do Fontelo.

A força policial teve mesmo de pedir reforços da PSP para ajudar a dispersar os ajuntamentos de uma forma segura. Segundo as autoridades, no local, cerca de 15 grupos tinham-se concentrado para fazerem as suas festas, desrespeitando as normas de prevenção face à pandemia da Covid-19.

Segundo o comandante da Polícia Municipal, Marco Almeida, cerca de 200 jovens estavam no parque de merendas do Fontelo, incluindo muitos a beber álcool.

“Deparámos, por volta da 1h00 da manhã, com um elevado número de jovens concentrados no parque de merendas. Estamos a falar de cerca de 200 jovens, das quais a grande maioria consumia bebidas alcoólicas”, explica.

O responsável diz que, face ao número de pessoas envolvidas e ao facto de haver algumas delas com sintomas de alcoolismo, “optámos, pela nossa segurança e pela segurança de todos, por pedir o reforço da PSP para que pudessemos promover uma dispersão segura para todos e foi isso o que se fez”.

Os jovens estavam distribuídos por vários grupos, alguns deles perto do limite do número de pessoas permitidas em ajuntamento.

“Inclusive, um desses grupos estava numa situação mais pacífica, celebrando um aniversário. Nem tão pouco estavam a consumir bebidas alcoólicas. Mas estamos a falar em cerca de 15 grupos ou mais, alguns deles perto do limite de 20 pessoas”, refere Marco Almeida. O comandante assume que a Polícia Municipal viu com preocupação este elevado número de ajuntamentos no Fontelo, bem como o consumo de bebidas alcoólicas.

Marco Almeida destaca ainda que a Polícia Municipal tem reforçado o seu policiamento na cidade, nomeadamente durante a noite, para combater as concentrações de pessoas e evitar mais propagação da Covid-19 em altura de desconfinamento, incluindo a zona do Fontelo e as esplanadas.

Esta semana, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse já ter pedido um reforço de policiamento à PSP e à Polícia Municipal para travar abusos e concentrações de pessoas na cidade. O autarca reconheceu que o fecho das esplanadas às 23h00 trouxe outros problemas, como o vandalismo e o excesso de lixo.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts