21 out
Viseu

Tarouca

Tarouca celebra o feriado municipal. Conheça os dados do concelho

por Redação

29 de setembro de 2020, 12:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Esta terça-feira (29 de setembro), o concelho de Tarouca celebra o seu feriado municipal, à semelhança do que acontece com Resende.

A sua história remonta ao século VI, altura em que foi feita a primeira referência escrita de Tarouca, que era, então, considerada uma das seis paróquias da Diocese de Lamego, ocupando uma vasta área que se estendia até ao rio Paiva.

Tarouca recebeu o seu foral em 1262, por iniciativa de D. Afonso III. O início da nacionalidade está intimamente ligado a Tarouca, uma vez que a figura de D. Afonso Henriques está associada à construção do Mosteiro de São João de Tarouca, o primeiro mosteiro da Ordem de Cister em Portugal e hoje um dos ex-libris deste concelho do norte do distrito de Viseu.

Tarouca também chegou a ser capital de distrito na época da Idade Média, abrangendo os rios Paiva e Távora e ainda as Terras de Caria.

Em 2004, Tarouca foi elevado de vila para cidade. Hoje, o concelho é constituído pelas freguesias de Mondim da Beira, São João de Tarouca, Salzedas, União das Freguesias de Gouviães e Ucanha, União das Freguesias de Granja Nova e Vila Chã da Beira, União das Freguesias de Tarouca e Dalvares e Várzea da Serra.

Hoje, Tarouca tem uma população de 7.783 habitantes. Apenas 0,7 por cento dos populares que vivem neste concelho são estrangeiros.

Em Tarouca, por cada 100 habitantes, há 11 jovens com menos de 15 anos, 68 adultos e 21 idosos com 65 ou mais anos. Em 2019, nasceram no concelho 47 bebés e morreram 83 pessoas.

Há ainda 480 desempregados do concelho registados nos centros de emprego, representando 9,1 por cento da população residente entre os 15 e os 64 anos, e também 938 alunos matriculados nos ensinos pré-escolar, básico e secundário.

Os trabalhadores por conta de outrem ganham ainda uma média salarial de 857 euros, menos 310 euros face à média nacional. Em Tarouca, há pelo menos quatro alojamentos turísticos, duas farmácias e três bancos.

Veja aqui os dados de Tarouca compilados pela Pordata.

.

.

.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts