08 Jul
Viseu

Vitor Santos

OPINIÃO

Reconhecimento e expectativa

O convite, e respetiva aceitação, feito ao Presidente da Associação de Futebol de Viseu para integrar a direção da Federação Portuguesa de Futebol é uma excelente notícia para o desporto viseense

27 de Junho de 2020, 07:00

CLIPS ÁUDIO

O convite, e respetiva aceitação, feito ao Presidente da Associação de Futebol de Viseu para integrar a direção da Federação Portuguesa de Futebol é uma excelente notícia para o desporto viseense. José Alberto Ferreira estará para sempre ligado ao que foi a modernização, crescimento e evolução da AFV. Este convite é um reconhecimento do trabalho feito e uma maior responsabilidade para o Presidente atual da AFV.

Ao lermos e escutarmos a entrevista do mesmo à Rádio Jornal do Centro, ficamos com a certeza que o futebol do interior vai ter uma voz ativa no seio da FPF. Quando José Alberto Ferreira afirma que nunca vai esquecer as suas origens, porque, diz, "defender o movimento associativo é procurar dignificar o futebol português", podemos entender as suas palavras como um recado para muitos conterrâneos que migram para a capital e não mais se lembram de quem os ajudou a lá chegar.

Não era de esperar outra atitude do ainda Presidente da AFV, que deixa um legado importante desde o ponto de vista patrimonial ao ponto de vista desportivo.

O contexto em que se desenrolou esta presidência foi diferente. Todas as épocas têm características próprias. Não podemos nunca esquecer quem antes trabalhou em prol do futebol distrital, mas foi já neste século que a AFV teve o seu maior desenvolvimento. Quem acompanhou os últimos 20 anos identifica facilmente as diferenças.

O aumento do número de praticantes, a construção da Academia (ainda por terminar), a qualidade na formação de treinadores e árbitros e o projeto Jogos + Vida são bons exemplos do trabalho realizado.

Com certeza que nem tudo foi feito. Nem tudo foi fácil. Nem tudo foi perfeito. Não existem lideranças perfeitas. O trabalho desenvolvido é no entanto, maioritariamente, muito positivo. A próxima direção da AFV vai ter um enorme desafio: continuar a projetar e dignificar o futebol distrital.

Depois de Francisco Neto temos agora mais um ilustre representante no órgão máximo da atividade mais escrutinada em Portugal. Ao Dr. José Alberto desejo os maiores sucessos! Contamos sempre com ele para continuarmos a estar no mapa do futebol em Portugal.

Boa sorte, Presidente! Não vamos esquecer as suas palavras na hora da saída.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts