inauguração lar
INCENDIOS CASTRO DAIRE E SÃO PEDRO DO SUL 6
câmara de viseu apoios casas
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…

13.12.24

A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…

13.12.24

Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…

11.12.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 As águas e o almirante

por
Jorge Marques

 Entre o Sistema e a Liderança
Home » Notícias » Desporto » Orientação: Aguiar da Beira recebe atletas de 37 países em prova internacional

Orientação: Aguiar da Beira recebe atletas de 37 países em prova internacional

 Orientação: Aguiar da Beira recebe atletas de 37 países em prova internacional
29.05.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Orientação: Aguiar da Beira recebe atletas de 37 países em prova internacional
15.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Orientação: Aguiar da Beira recebe atletas de 37 países em prova internacional

Aguiar da Beira recebe, de 10 a 16 de julho, uma das provas mais importantes de Orientação e onde vão marcar presença centenas de atletas, vindos de 37 países. O Campeonato do Mundo de Juniores – Junior World Orienteering Championships (JWOC) vão juntar no concelho mais de 500 pessoas, entre atletas, comitivas e organização.

Para o primeira dia da competição, que vai já na 32º edição e que acontece pela primeira vez em Portugal, está agendada a cerimónia de abertura com uma parada com todas as seleções. A competição “a sério” começa no dia 11 (sábado), com a prova de sprint em Carpido e no dia seguinte a prova de distância longa.

O dia 13 (segunda-feira) será de descanso e de a competição se mudar de malas e bagagens para a freguesia de Pinheiro, onde acontece a prova de distância média – no dia 14 acontece a qualificatória que servirá para apurar os 60 atletas que, no dia seguinte, estarão na final. O Campeonato do Mundo de Juniores termina a 16 (quinta-feira), com a prova de estafeta.

Segundo a organização da prova, composta por 165 elementos, vão estar presentes 400 membros de seleções de 37 países. A competição era para se ter realizado no último ano, mas acabou cancelada devido à pandemia. Este sábado (28 de maio) foi apresentada em Aguiar da Beira, momento que contou com a presença do presidente da autarquia, Virgílio Cunha, o diretor da prova, Rafael Miguel, o diretor técnico, Bruno Nazário e Teresa Alves, representante da Federação Portuguesa de Orientação.

Autarquia fala num evento importante para o concelho e região
Para Virgílio Cunha, presidente da Câmara de Aguiar da Beira, o Campeonato do Mundo de Juniores é um evento muito importante para o concelho, mas também para a região.

“É um evento que não é só de carácter local, é de caráter regional e, porque não dizê-lo, de carácter internacional”, disse, lembrando que também os concelhos vizinhos do distrito de Viseu terão um papel importante, já que Aguiar da Beira “não vai ter capacidade hotelaria para albergar tantas pessoas”.

O autarca lembrou ainda que a Orientação é já um produto turístico do concelho, na vertente desportiva” e, por isso, garantiu que de tudo farão para assegurar o futuro da modalidade.

“Sabemos que é um projeto que em Aguiar da Beira está bem estruturado, tem condições de futuro. É um projeto que não deixará de ocorrer anualmente, com estas provas ou outras, mas iremos sempre ter alguma coisa de Orientação em Aguiar da Beira.

Aguiar da Beira a “Meca” da Orientação
Rafael Miguel, diretor do evento e um dos grandes responsáveis pelo aparecimento e desenvolvimento da modalidade no concelho, disse na apresentação que Aguiar da Beira é a “Meca da Orientação” e que, por isso, atrai durante todo o ano centenas de atletas, seja para competir ou treinar.

“Porque é que Aguiar da Beira se tornou, de repente, a Meca da Orientação nacional? Porque é que passámos a ter provas anuais e imensos atletas de todo o mundo a querer vir para casa? A razão é muito simples: os terrenos, a natureza de Aguiar da Beira, é dos melhores locais do mundo para a prática da modalidade. Toda a floresta imensa, os aforamentos rochosos, rochedos enormes, falésias incríveis”. Além disso, e porque a orientação não se faz só na floresta, calha de o concelho ter aldeias, vila, relativamente pequenas mas muito interessantes para a prática, como por exemplo Dornelas, Carapito, onde vai decorrer o Campeonato do Mundo de Juniores, e a vila de Aguiar da Beira são ótimos para na vertente urbana”, frisou.

Federação espera que evento traga mais jovens para a modalidade
Em representação da Federação Portuguesa de Orientação esteve Teresa Alves, a responsável enalteceu o esforço feito pelo concelho aguiarense no desenvolvimento da modalidade e disse esperar que a prova que acontece em julho possa trazer mais atletas.

“Espero que contribua para que os nossos jovens se voltem a sentir motivados, a quebra com a pandemia foi muito grande, mas precisamos que os nossos clubes invistam na formação e no treino dos seus atletas, precisamos que os alunos nas escolas pratiquem”, disse.

Teresa Alves terminou dizendo que a federação, em conjunto com as várias entidades envolvidas, de tudo fará para que seja um grande evento, porque “as gentes de Aguiar da Beira merecem”.

 Orientação: Aguiar da Beira recebe atletas de 37 países em prova internacional

Outras notícias

pub
 Orientação: Aguiar da Beira recebe atletas de 37 países em prova internacional

Notícias relacionadas

Procurar