Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, exploramos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Feriado à vista e ainda sem planos? Temos a sugestão perfeita! Situado…
Viseu recebe pelo segundo ano consecutivo um evento internacional sobre desporto. E a organização do S4 Congress promete uma edição ainda mais internacional. Entre os temas debatidos nos vários painéis, nos dias 16 e 17 de outubro, está o debate em torno dos grandes eventos desportivos, a apresentação de boas práticas nacionais e internacionais relativas à segurança e hospitalidade e a visão do desporto enquanto transformador social.
No primeiro painel vai ser debatida a aplicação da Convenção de Saint-Denis que Portugal ratificou em 2018. Um documento que pretende tornar os jogos de futebol e de outras modalidades mais seguros, protegidos e acolhedores. Este debate juntara Adrian Dinca, do Comité de Segurança em Eventos Desportivos do Conselho da Europa, João Paulo Almeida, do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Meirim, professor de Direito do Desporto e Paulo Valente Gomes, do Conselho da Europa.
Na manhã do primeiro dia do S4 Congress outro painel vai juntar Andreas Schär, da UEFA, Andrey Reis, da FIFA, Estela Lucas, da Federação Portuguesa de Futebol e Pedro Lourenço de Sousa, da PSP, sobre grandes eventos desportivos. Logo depois de almoço, há novo painel que reúne os testemunhos de Carlos del Valle, da La Liga, Ken Scott, da Sports Grounds Safety Authority, Marco Abreu, da Federação Portuguesa de Futebol, Paulo C. Fontes, da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto e Roberto Domingues, da Liga Portugal. O último painel do primeiro dia vai centrar-se nos Jogos Olímpicos. “Espírito Olímpico: Valores que vão além do pódio” vai contar com a atleta olímpica Bárbara Timo e com o atleta paralímpico Miguel Vieira.
A segurança abre o segundo dia de congresso. No painel chamado “Security – Desafios de segurança nos eventos desportivos” vão intervir Daniel Seabra, da Universidade Fernando Pessoa, Mário Guedelha, da Guarda Nacional Republicana e Ricardo Conceição do Ponto Nacional de Informações sobre o Desporto.
O segundo dia do S4 Congress vai ainda incidir sobre o desporto enquanto agente de transformação social. Neste painel vão estar a antiga atleta Bushra Shhadah, Hugo Rodrigues, do Seixal Clube 1925, Joaquim Escada, da Federação de Andebol de Portugal e Paolo Casilli do International Centre for Sport Security. Quase a encerrar os trabalhos haverá tempo para um “À conversa com”, em que o protagonista é Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol. No fecho do S4 Congress vai ser atribuída uma distinção de mérito pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto.