A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
Vem aí um outubro com sol e temperaturas altas para a região de Viseu. Pelo menos, é o que se pode esperar das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias.
Esta sexta-feira, Viseu vai ter 19 graus de temperatura máxima e 6º de mínima com períodos de céu pouco nublado ou limpo durante o dia.
No distrito, os termómetros em Armamar, Carregal do Sal, Mortágua, São Pedro do Sul, Tabuaço, Tondela e Vouzela atingirão os 22 graus.
Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo e Tarouca terão 21º, enquanto Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Resende, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, Sátão e Sernancelhe chegam aos 20º.
Castro Daire e Vila Nova de Paiva contam com 19 graus e Penedono com 18º.
No fim de semana, o mercúrio vai subir na região com Viseu a chegar aos 23 graus de máxima no sábado (1 de outubro) e 28º no domingo (dia 2). O bom tempo vai continuar na próxima semana com sol e céu pouco nublado.
Segundo as previsões meteorológicas mais recentes, o mês de outubro será quente e seco com temperaturas novamente acima do normal.
Em declarações recentes, o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, admitiu que a situação da seca ainda é de “Chuvas de setembro não devem “iludir”, alerta vice-presidente da APA” e que as entidades não se devem “iludir” com as chuvas registadas em setembro.
“Não podemos baixar a guarda, a situação ainda é de particular preocupação. A chuva foi muito bem-vinda, ajudou a reter alguma água nos solos e a baixar os consumos, mas a verdade é que a recuperação das albufeiras é muito pouco significativa. Temos de estar muito atentos e vigilantes”, frisou em Oliveira de Frades, lembrando que 2022 é o segundo ano mais seco de sempre, desde que há registos, e que a tendência da redução da precipitação é de se manter.
No último boletim de análise climatológica do IPMA, a região de Viseu estava em seca moderada e fraca, tendo pela primeira vez em vários meses nos primeiros 14 dias de setembro.