A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A região Centro foi visitada por milhares de turistas no fim de semana da Páscoa. O Turismo do Centro diz que os últimos números confirmam as melhores expectativas do setor.
Segundo a entidade turística regional, a taxa de ocupação atingiu, na globalidade da região, os 58,1 por cento na passada Sexta-Feira Santa e os 50,8 por cento no sábado de Páscoa.
O presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, disse ao Jornal do Centro que os números confirmaram “as melhores expetativas, com uma grande afluência do mercado interno, como já acontecia nos últimos meses, e uma presença já muito forte do mercado espanhol”. Números que já tinham sido previstos pelo Instituto Nacional de Estatística, com dados que batiam o mês de fevereiro de 2019, que foi o melhor ano para o turismo da região Centro.
Só Viseu Dão Lafões teve uma taxa de ocupação hoteleira a rondar os 45 por cento na Páscoa. Pedro Machado diz que a região tem sido “muito procurada”, tendo no mercado nacional um dos seus principais mercados de turismo.
“Os portugueses acudiram em força àquilo que são as nossas maiores referências e ofertas turísticas que temos e Viseu Dão Lafões é, exatamente, a expressão máxima dessa oferta quer na gastronomia quer na saúde e bem-estar quer no turismo de natureza e veio confirmar a sua capacidade para ser muito atrativa e competitiva para o mercado nacional”, acrescenta.
Depois da Páscoa e da elevada procura motivada também pelo bom tempo que se sentiu nos últimos dias, o presidente do Turismo do Centro acredita que o próximo verão “venha confirmar também a tendência de crescimento”.
O Turismo do Centro referiu que a procura na Páscoa “registou um impacto particularmente expressivo nas sub-regiões de Aveiro, que apresentou uma taxa de ocupação de 78,7%, na sexta-feira, e de 70,7%, no sábado; da Beira Baixa, respetivamente com 61,8% e 66,9%; e Oeste, com 61,6%, na sexta-feira, e 60,8%, no sábado”.
“Mas esta foi também uma Páscoa muito gratificante para os empresários de turismo das sub-regiões do Médio Tejo (70,0% na sexta-feira e 42,1% no sábado), Coimbra (49,9% e 45,3%), Viseu Dão Lafões (44,5% e 45,1%), e Beiras e Serra da Estrela (47,3% e 45,1%)”, assinalou.
Relativamente à origem dos visitantes, o Turismo do Centro destacou “uma grande afluência de cidadãos espanhóis nos postos de turismo”. “França, Brasil, Alemanha e Estados Unidos foram outros mercados emissores importantes, além, naturalmente, do mercado nacional”, acrescenta a organização.