cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Cultura » Peça no Teatro Viriato desafia os padrões do panorama cultural

Peça no Teatro Viriato desafia os padrões do panorama cultural

pub
 Peça no Teatro Viriato desafia os padrões do panorama cultural - Jornal do Centro
12.06.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Peça no Teatro Viriato desafia os padrões do panorama cultural - Jornal do Centro
12.06.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub

A fricção entre as culturas de elite e de massas e as divisões sociais estão na base do espetáculo “Popular”, de Sara Inês Gigante. A peça sobe ao palco do Teatro Viriato, em Viseu, esta sexta-feira (14 de junho) à noite.

O espetáculo venceu a sexta edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, em 2023, e estreou recentemente no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

Segundo o Teatro Viriato, “Popular” pretende ser “um espetáculo-desafio” em que a criadora e intérprete pretende ser uma artista popular, desafiando os padrões do panorama cultural e do universo popular através de uma fusão entre os dois estilos.

“A proposta serve-se da fricção existente entre a cultura de elite e a cultura de massas para pensar o público enquanto coletivo e as divisões sociais que esta tensão pode refletir. Entre a biografia e a pesquisa, a proposta conduz a um questionamento sobre outros conceitos que pertencem à mesma família lexical da palavra ‘popular’, como popularidade, pop e populismo”, acrescenta a sinopse divulgada pelo espaço cultural.

Sara Inês Gigante diz que “Popular” descortina o conceito do grande público e o que está implícito na ideia de que os públicos variam “como se pertencessem a determinados grupos que não se misturam”.

“Quem diz público, diz povo, ou sociedade. E isso pode significar falar de público-alvo, de massas, de estereótipo, de síndrome de impostor, de opressão, de polarização, de manipulação, de populismo. E também pode significar tentar ser popular e imaginar que este espetáculo é feito numa festa popular – onde muita gente se encontra – na praça do centro histórico da tua cidade, com cheiro a pipocas, música, e uma massa de gente diversa à frente do palco”, refere a artista.

“Popular” entra em cena às 21h00 desta sexta-feira. A peça está entre os projetos vencedores da Bolsa Amélia Rey Colaço, que apoia jovens artistas e companhias emergentes e foi Projeto “Corre, bebé!” de Ary Zara e Gaya de Medeiros vence Bolsa Amélia Rey Colaço.

pub
 Peça no Teatro Viriato desafia os padrões do panorama cultural - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Peça no Teatro Viriato desafia os padrões do panorama cultural - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar