Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A ideia “Banco Solar”, desenvolvida pelos alunos João Simões e Rodrigo Silva, foi a grande vencedora da final municipal do Projeto WANTED “Concurso de Ideias de Negócio”. A ideia vencedora tem como propósito proporcionar um banco solar para carregamento de dispositivos móveis.
A iniciativa realizou-se recentemente e teve como objetivo “despertar o espírito de iniciativa e empreendedorismo nos jovens em idade escolar, envolvendo alunos, professores e empresas, reconhecendo e valorizando a criatividade e a inovação”, explicou a autarquia.
Nesta final municipal, estiveram a concurso cinco ideias de negócio: “Alarme de Medicamentos”, um projeto que consiste em desenvolver uma caixa de medicamentos de alerta ao doente, na hora certa de quando este deverá tomar os mesmos; “Filtro de esgoto”, um aparelho que é fixado subterraneamente no esgoto que limpa a água (distribuindo-a limpa) e filtra o lixo para um depósito; “Power Car” que se traduz num camião power bank para auxiliar outros veículos elétricos; e a ideia vencedora “Banco Solar”.
Na iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, Gesentrepreneur e o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, participaram os alunos do ensino secundário e inseriu-se no âmbito do Projeto de Empreendedorismo nas Escolas da Região Dão-Lafões.
Os participantes receberam prémios de participação, constituídos por produtos endógenos do concelho, oferecidos pela autarquia. Os vencedores do projeto “Banco Solar” foram premiados com um Jantar no Hotel Paradores “Casa da Ínsua”.
O júri foi constituído pela vereadora da Educação do município de Penalva do Castelo, Lucília Santos; um elemento da direção do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, Francisco Guedes e pela dirigente da Unidade Orgânica de Comunicação, Marketing, Educação, Ação Social, Juventude e Turismo do município de Penalva do Castelo, Paula Loureiro, que teve em mãos a decisão final da ideia vencedora.
“Na região Dão Lafões, pretende-se, desta forma, dotar as novas gerações de mais capacidade de iniciativa e de empreendedorismo impulsionando o desenvolvimento sustentado da região”, afirmou a Câmara Municipal de Penalva do Castelo.
A equipa vencedora do projeto irá participar, no próximo dia 26 de maio, no Concurso Intermunicipal, em Viseu, onde será eleita a melhor ideia de negócio ao nível dos municípios da região Dão Lafões.
* Patrícia Lourenço (em estágio curricular)