Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai comemorar o 44.º aniversário com uma cerimónia agendada para a próxima terça-feira (7 de novembro) na Aula Magna.
Fundada em 1979, a única instituição de ensino superior público do distrito conta atualmente com 6.300 estudantes e congrega cinco escolas superiores, quatro em Viseu (Agrária, Educação, Saúde e Tecnologia e Gestão) e uma em Lamego (Tecnologia e Gestão).
A Escola Superior de Educação de Viseu foi a primeira unidade orgânica de um instituto politécnico a entrar em funcionamento em Portugal, em 1983. Hoje, a oferta formativa do IPV inclui 32 licenciaturas, 25 mestrados, 15 pós-graduações e 30 cursos técnicos superiores profissionais.
O Instituto Politécnico está agora numa fase de investimentos, nomeadamente com os projetos de . Também tem Politécnico de Viseu alarga oferta formativa a três novos concelhos e prepara-se para assumir futuramente a designação de universidade politécnica.
A instituição de ensino vai aproveitar o aniversário para apresentar alguns novos projetos como a plataforma ‘Alumni’, que estará integrada no site do IPV e que visa privilegiar a relação com os antigos alunos. Segundo já disse o presidente José Costa, essa plataforma terá como objetivo fazer com que os estudantes não percam a ligação ao instituto.
A cerimónia de aniversário tem início às 14h30, seguindo-se um cortejo académico com a participação de professores do IPV meia hora mais tarde e um momento musical a cargo do Conservatório Regional de Música de Viseu.
Depois da apresentação da plataforma ‘Alumni’, o programa prossegue com a nomeação dos primeiros “Embaixadores do IPV” e da partilha de testemunhos dos diplomados do Politécnico que estão em vários pontos do mundo.
A sessão solene está prevista para as 16h45 e contará com as intervenções de várias personalidades, entre eles o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.
Segue-se um segundo momento musical novamente a cargo do Conservatório de Música de Viseu. O programa termina com o momento de convívio “Redescobrir os territórios Douro e Dão Lafões através dos sabores”, com o contributo dos municípios de Castro Daire, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Nelas, Sabrosa, São Pedro do Sul, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.