cartaz sernancelhe summer fusion 25
2110221137004c75ba3f44b972e11e42b3d601c85ef53fb49517
arquivo neve jornal do centro
LOGO PODCAST_ENTRE PORTAS
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo

Em pleno coração de São Pedro do Sul, a aldeia de Covas…

20.03.25

A Farmácia Grão Vasco, em Viseu, vai além da simples dispensa de…

20.03.25

A Criaverde marcou presença na BTL 2025, transformando os stands com decorações…

19.03.25

por
João Martins, CEO Casa com Casa Viseu

 100% Financiamento: Uma boa medida, mas para poucos - Jornal do Centro

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Três instabilizadores - Jornal do Centro
Home » Notícias » Concelho » Mangualde » Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde

Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde

Dois membros de grupo que assaltou empresas em vários concelhos do país foram condenados a 12 e 9 anos de prisão

 Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde - Jornal do Centro
10.02.25
Jornal do Centro
partilhar
 Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde - Jornal do Centro
10.02.25
pub
 Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde - Jornal do Centro

O Tribunal de Penafiel condenou a 12 anos e nove anos de prisão dois homens por integrarem um grupo que realizou diversos assaltos a empresas do país, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP). Os assaltos aconteceram em vários concelhos do país, incluindo Viseu e Mangualde.

Além destes locais, os assaltos ocorreram nos concelhos de Amarante, Paredes, Felgueiras, Lousada, Póvoa de Varzim e Marco de Canaveses (distrito do Porto), Ponte de Lima (Viana do Castelo), Vale de Cambra e Santa Maria da Feira (Aveiro), Macedo de Cavaleiros (Bragança), Barcelos (Braga), Pombal (Leiria) e Proença-a-Nova (Castelo Branco).

Em comunicado publicado no domingo (9 de fevereiro) na sua página de Internet, a PGRP refere que os arguidos foram condenados pela prática, em coautoria, de um crime de associação criminosa e 17 crimes de furto qualificado.

Os dois arguidos foram ainda condenados na pena acessória de expulsão do território nacional, com a consequente interdição de regressar ao país por cinco anos, após a expulsão, e terão de pagar solidariamente ao Estado 196.001,82 euros, correspondendo à vantagem obtida com a prática dos referidos crimes.

O acórdão, datado de 27 de janeiro, considerou provado que os dois homens faziam parte de um grupo que entre o final de 2018 e os primeiros meses de 2019 assaltou diversas empresas de onde retiraram materiais de cobre, máquinas industriais, artigos informáticos e eletrónicos, como computadores, ‘tablets’, telemóveis, máquinas, e ainda quantias monetárias que encontrassem.

Foi ainda dado como provado que todos os membros desse grupo são de origem romena, tendo-se mudado desde Espanha, local onde residiam anteriormente, para a zona de Adoufe, em Vila Real, onde arrendaram três residências e um armazém.

Segundo o tribunal, o grupo atacava sempre de noite e demonstrava “organização e método”, tendo como resultado da atividade por si levada a cabo alcançado “elevados proventos económicos”, não sendo conhecida, à exceção de um arguido, qualquer atividade remunerada.

Um dos arguidos mantém-se sujeito à medida de coação de prisão preventiva e o outro arguido encontra-se preso, em cumprimento de pena, à ordem de outro processo.

Ainda segundo a Procuradoria, o processo no âmbito do qual estes dois arguidos, juntamente com um terceiro, foram julgados e condenados resultou da separação de um outro processo no âmbito do qual estão acusados mais três arguidos pela prática da mesma factualidade e que ainda aguarda os ulteriores termos do processo. A separação de processos ficou a dever-se à urgência por reclusão dos arguidos agora condenados.

pub
 Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar