Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Carregal do Sal arrancou na quarta-feira (25 de outubro) com uma formação para o uso de desfibrilhadores automáticos externos (DAE), equipamentos que podem ajudar a salvar vidas em casos extremos.
As nove ações que vão decorrer em todo o concelho visam “relembrar os conhecimentos e procedimentos relacionados” com estes aparelhos. A primeira das formações decorreu ontem no salão nobre dos Paços do Concelho.
As ações vão decorrer nos diferentes locais onde estão instalados os equipamentos DAE, abrangendo um total de 64 operacionais afetos ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática no concelho de Carregal.
No início do ano, a Câmara Carregal do Sal instala desfibrilhadores em espaços públicos, nomeadamente escolas e equipamentos desportivos, num investimento total superior a 29 mil euros.
A proposta foi aprovada no âmbito do Orçamento Participativo local, dotando os locais mais frequentados por atletas em atividade escolar do dispositivo médico portátil que, nos casos indicados, aplica um choque elétrico com o intuito de se restabelecer um ciclo cardíaco normal podendo, desta forma, evitar a morte da vítima.
Em casos de paragem cardiorrespiratória, o objetivo é conseguir desfibrilhar com o equipamento durante três minutos após a ativação dos serviços de emergência.