Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A PSP de Viseu acabou no último fim de semana com uma festa ilegal numa loja de tatuagens no centro histórico da cidade.
A situação aconteceu na madrugada de sábado para domingo (25 de julho). Os agentes foram chamados à zona da Sé por volta das 3h00 da manhã devido ao barulho que se ouvia.
O segundo comandante da PSP de Viseu, Rui Matos, revelou ao Jornal do Centro que a festa decorrida com o estabelecimento fechado ao público.
“Viemos constatar que o estabelecimento se encontrava fechado e ouvia-se barulho. Era, segundo disse o proprietário, uma festa de aniversário onde se encontravam 27 pessoas sem máscara nem distanciamento dentro do próprio estabelecimento. Estavam a passar música e notava-se a venda de bebidas alcoólicas”, disse.
Rui Matos garantiu que todas as pessoas foram identificadas, “inclusive o proprietário que cedeu a casa e também se encontrava lá a passar música”, e que a Polícia vai multá-los a todos por terem estado na festa ilegal. Com o recolhimento obrigatório às 23h00, a PSP também realizou operações Stop.
A Polícia também acompanhou na noite de sexta-feira (dia 23) uma ação de fiscalização levada a cabo pela ASAE na zona de Jugueiros, onde as autoridades multaram um estabelecimento por “permitir a entrada e permanência no estabelecimento sem certificado Covid” e também um consumidor por não apresentar o certificado válido, segundo Rui Matos.
Já a Polícia Municipal adotou na última semana uma maior postura de sensibilização aos empresários dos restaurantes e bares. O comandante da força policial, Marco Almeida, diz que os agentes têm abordado os gerentes “no sentido de perceber o que está mal e promover a coação imediata”.
Segundo Marco Almeida, a Polícia Municipal é bem aceite pelos empresários da restauração e há alguns deles que veem como positiva a presença policial não só na sensibilização mas também em alertar para o fecho dos estabelecimentos conforme determinado pelo Governo, “uma vez que há muitas vezes uma dificuldade no fim de semana e nos dias próximos do fim de semana, porque há clientes que querem prolongar o horário”.
A Polícia Municipal tem vindo, assim, a alertar os empresários para o cumprimento da lotação dos estabelecimentos, horários e consumo de álcool depois das 21h00.
Esta terça-feira (dia 27), a Proteção Civil municipal e as forças de segurança vão reunir com os dirigentes da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e da Associação Comercial de Viseu.
Marco Almeida diz esperar ouvir dos empresários as suas preocupações e dúvidas e “deixar um apelo para os representantes dos setores fazerem chegar as preocupações junto dos seus associados para que haja um cumprimento efetivo do atual quadro legal”.
Viseu continua nesta altura na lista dos concelhos com risco muito elevado de contágio por Covid-19.