A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Francisco Carvalho: 30 anos de corridas 'verdadeiramente fantásticas'

Centro Automóvel, Francisco Carvalho
 

Centro Automóvel | Ep 10


19-12-2018
 

Para este episódio do Centro Automóvel, estivemos à conversa com Francisco Carvalho, um dos melhores pilotos portugueses em carros de turismo.

O piloto da Guarda que assinalou 30 anos de carreira, começou nos ralis, de 1988 a 1993. Depois dedicou-se à velocidade. Aqui, com vitórias nos circuitos nacionais. Em 2012 conquistou o campeonato português de GT4. Tendo competido também no Campeonato de Carros de Turismo (TCR) com o Seat Leon e este ano com o Audi RS3 da Veloso MotorSport. Em 2019, confessa que pode ser o regresso ao GT4.

---

A fechar o ano, também no desporto automóvel já se lança a temporada de 2019. Já são conhecidos os calendários dos Campeonatos de Portugal, este ano sem a Velocidade mas que traz novidades para a região centro.

Começando pelos ralis, o Nacional arranca em fevereiro e termina em novembro. Mantém o esquema de nove provas. O campeonato volta a começar em Fafe e a terminar no Algarve. Pela região vai passar a terceira prova da época. O Rali de Mortágua está agendado para 4 e 5 de maio.

Já o Rali de Portugal, uma das 14 provas do Mundial de Ralis de 2019, está no terreno de 30 de maio a 2 de junho. A prova continua assim, pelo segundo ano, pontuável para o campeonato português. Sabe-se já que o Rali de Portugal está de regresso à região centro. Depois de arrancar em Coimbra, a prova organizada pelo ACP vai ter especiais em Lousã, Góis e Arganil.

No Campeonato Centro de Ralis, a temporada arranca em Março em Ourém. Depois, vamos poder acompanhar mais de perto três provas… A segunda prova da temporada é o Rali de Tábua, de 6 a 7 de Abril… isto além do Rali de Mortágua, a 4 e 5 de Maio. O Rali Vinho do Dão, em Nelas, está marcado para 25 e 26 de Maio. No último terço da temporada, vai cumprir-se uma nova edição do Constalica Rally Vouzela, a 21 e 22 de Setembro. Pelo meio, há ainda duas provas com datas a definir pela Federação: em finais de julho e em novembro.

Destaque também para o calendário do Campeonato de Portugal de Montanha que traz à região duas provas: a Rampa da Serra da Estrela, a 25 e 26 de Maio, e a Rampa do Caramulo a 13 e 14 de Julho.

De resto, a região centro vai receber apenas mais uma prova a contar para o Campeonato de Drift, com o Circuito de Pinhel, distrito da Guarda, marcado para 24 e 25 de Agosto.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT