A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

“As pessoas isoladas são as que mais dificuldade têm em aceitar ajuda”

Centro Solidário, entrevista
 

Centro Solidário com Irene Pais

Programa completo


18-08-2019
 

Em finais de 2018 surgiu o Promover Sorrisos. Um grupo de pessoas presta apoio a pessoas dependentes nos concelhos de Tondela e Santa Comba Dão. Uma das responsáveis, Irene Dias, fala do trabalho desenvolvido.

Como surgiu a ideia do projeto?

Eu sou Assistente Social e esta era uma ideia minha há já muito tempo e no ano passado falei com uma colega, Lurdes Esteves, sobre o projeto. Desde logo se mostrou interessada e avançámos com o projeto no final do ano passado. Começamos a atuar já este ano.

De que trata?

É a prestação de apoio a pessoas dependentes: idosos, crianças, com deficiência, que estejam a passar por uma situação de doença temporária ou não. Há muitos idosos que vivem sozinhos que não têm quem vá com eles à consulta, à farmácia ou às compras. Nós queremos ser um serviço facilitador ou um centro de recursos. Nós não queremos substituir nada do que já existe mas queremos complementar os serviços existentes.

Também prestam apoio na resolução de pequenas reparações...

Nós funcionamos à base de parcerias com empresas de áreas como canalizações, eletricidade, entre outras. São essas empresas que realizam os trabalhos necessários.

O vosso serviço pode retardar a institucionalização?

Pode. O ideal do serviço social é manter as pessoas no seu meio de vida e se conseguirmos fazer isso é o ideal. Dar qualidade de vida à pessoa no seu meio natural.

Como vê o futuro das instituições sociais?

Acho que vamos ter muito trabalho porque as famílias não têm capacidade para ficar em casa e cuidar dos idosos. Trabalham ou estão emigrados e nesses casos os idosos precisam de alguém que, sobretudo, lhes dê atenção. As pessoas que vivem mais isoladas são as que mais dificuldade têm em pedir e aceitar ajuda.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT