A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Misericórdia de Armamar: “Vamos ampliar as instalações”

Centro Solidário, entrevista
 

Centro Solidário com Manuel Correia da Silva

Programa completo


21-04-2019
 

Criada há cerca de 60 anos, a Santa Casa da Misericórdia de Armamar disponibiliza as valências de ERPI (lar de idosos), serviço de apoio domiciliário e cantina social. Uma instituição que surgiu no âmbito de um projeto mais antigo. O provedor Manuel Correia da Silva fala do percurso.

Como surgiu a Misericórdia de Armamar?

A instituição surge pela vontade de um benemérito, José Rodrigues Cardoso, que fez um testamento em que doou os seus bens para a instalação de uma creche e um asilo para pessoas pobres e desamparadas. Aconteceu em 1928. Mais tarde por dificuldades de gestão o projeto acaba por ficar inativo, sendo que um grupo de pessoas de Armamar decidiu instituir a Misericórdia, em 1954, e acaba por herdar todo o património do doador do asilo.

E quando foram criadas as primeiras valências?

Em 1965 criamos o lar e em 2000 o apoio domiciliário. Temos também uma cantina social em que damos refeições a pessoas carenciadas do concelho. Neste momento apoiamos sete famílias. Um número que tem vindo a diminuir, desde há quatro anos, porque também entregamos alimentos.

Que retrato social faz do concelho?

Temos alguns problemas de pobreza. Uma pobreza que nem sempre é originada por dificuldades económicas mas também originárias de algumas dependências nomeadamente o álcool e as drogas. Problema que são transversais a uma grande parte dos concelhos da região. E isso leva a algumas famílias destruturadas que depois leva também a outras problemáticas, entre elas a violência doméstica, etc.

Que projeto têm para implementar?

Temos já aprovado um projeto de arquitetura para ampliarmos e remodelarmos as instalações. Pensamos que ainda antes do verão as obras sejam iniciadas. Com o alargamento de espaço podemos também vir a apostar na criação de um centro de dia





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT