A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O concelho de Castro Daire volta a receber na próxima semana a “Última Rota da Transumância”, uma iniciativa que recorda todos os anos a tradição ancestral feita na Serra do Montemuro.
O ciclo, que começou em junho com a subida à serra e contou com várias atividades, culmina no próximo dia 24 de agosto, agora com a recriação da descida do rebanho.
O dia começa com uma visita guiada à aldeia de Campo Benfeito, marcada para as 10h30, e com passagens que incluem a Estação da Biodiversidade e a cooperativa de artesanato “As Capuchinhas”.
Antes da descida dos rebanhos, vai ter lugar no Lugar do Rodeio, no Montemuro, cantares ao desafio e concertinas às 14h30. A tradição é recriada a partir das 16h30, com chegada prevista a Vilar às 18h30, hora em que as ovelhas e os pastores são recebidos por uma arruada de concertinas.
Depois do jantar, atua às 21h00 o Rancho Folclórico da Aldeia de Mosteirô. O concerto é seguido do desfile das Lançadeiras de Picão, pelas 21h45, e da degustação do típico bolo podre, às 22h15. O programa termina às 22h30 com a música tradicional da Orquestra Montemuro.
A “Última Rota da Transumância” é um evento promovido pelo Município de Castro Daire e que propõe a recriação de uma No Montemuro, ainda há pastores que não deixam morrer a Transumância que deslocava rebanhos e pastores, desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro, que tem 1.382 metros de altitude. Em 1999, realizou-se a “verdadeira” última rota da transumância.
Este ano, a Rota da Transumância chegou ao Terreiro do Paço, em Lisboa, que foi ‘invadido’ por mais de 20 pastores e 50 animais de Castro Daire. Já a subida à Serra , entre elas o cantor Tony Carreira, que confessou que esta não era a primeira vez que acompanhava um rebanho.