Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
Magia, teatro e música são as propostas da Rede Cultural, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, que decorre de julho a setembro. A apresentação dos mais de 40 eventos decorreu esta terça-feira (6 de julho)
A Rede Cultural Viseu Dão Lafões, desenvolvido no âmbito do Programa Operacional Regional, num investimento superior a 250 mil euros, pretende levar os vários espetáculos aos 14 municípios que compõe a CIM.
Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destacou a importância de manter a cultura ativa na região.
“O turismo cultural, e a cultura, é um gancho muito importante para a atração do território, assim como levar a cultura aos nossos municípios, vilas e aldeias”, destacou.
Segundo o responsável, esta iniciativa é resultado de um trabalho de colaboração entre a CIM e os agentes culturais e artísticos da região e os 14 municípios, dando de alguma forma continuidade ao trabalho feito nos últimos anos.
“A CIM e os seus municípios veem, há muitos anos, a cultura não como um custo, mas um investimento nos territórios, nas pessoas e nos públicos”, disse.
Na apresentação, Nuno Martinho lembrou ainda que apesar de estarmos no meio de uma pandemia era preciso “não baixar os braços”.
“Era mais fácil baixar os braços e não fazer nada, porque estamos em pandemia, mas não quisemos isso. Trabalhámos com os agentes culturais e cada concelho fará a sua avaliação, tendo em conta a pandemia no seu território, para a realização do espetáculo conforme a atual agenda” ou em função de reagendamentos, acrescentou.
Grande parte dos espetáculos foram pensados para acontecerem maioritariamente ao ar livre, “cerca de 90 por cento deles”.
Da programação fazem parte cinco agentes culturais e artísticos: Contracanto, com a peça “Só queria que me saísse… Dão”; Teatro Montemuro, com “Mentira a quanto obrigas”; “Desafios”, um projeto da ACERT; Bandas Filarmónicas LAB, promovido pela Associação de Música e Artes do DÃO e o espétaculo de magia “Le Magicien” da autoria de Zé Mágico.
O primeiro espetáculo é já esta sexta-feira, com “Le Magicien” a viajar até Santa Comba Dão. Este é, aliás, o espetáculo que percorrerá a maior parte dos municípios da CIM Viseu Dão Lafões.
Para consultar toda a programação clique aqu