São mais de 40 os produtores que até domingo vão dar a…
Atualmente o custo de uma habitação é muito elevada, assim como uma…
Tilhon é nome maior na música de Viseu. No rap leva viseenses,…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Parque Botânico Arbutus do Demo, em Vila Nova de Paiva, recebe às 16h30 de 17 de junho a apresentação da reedição do livro “Volfrâmio”, de Aquilino Ribeiro.
A reedição é feita no âmbito Programa de homenagem a Aquilino Ribeiro termina no Panteão Nacional, cujo programa inclui a republicação de várias obras assinadas pelo autor das Terras do Demo e duas dezenas de iniciativas à volta dos lugares e da obra do escritor. O objetivo é homenagear o escritor e promover os territórios que são parte essencial da sua geografia de vida: V. N. Paiva, Sernancelhe, Moimenta da Beira e Paredes de Coura.
Neste evento marcará presença o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que assina o prefácio da reedição, e Aquilino Machado, neto de Aquilino Ribeiro, entre outras personalidades.
A apresentação é antecedida pela inauguração do memorial Aquilino Ribeiro, na Igreja de Nossa Senhora da Corredoura, em Alhais, local onde foi registado o batismo do escritor. O memorial é da autoria do artista plástico Ricardo Crista.
O momento inclui ainda um momento cultural baseado na obra de Aquilino Ribeiro, apresentado pelo Clube de Teatro ÁQUIteatro, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva. A companhia também apresenta no dia 16, às 21h30, a peça “A Estrada de Aquilino” no Auditório Municipal Carlos Paredes com entrada livre.
Em exposição no espaço do Parque Botânico estará a exposição fotográfica “Volfrâmio – O Ouro Negro”, que também inclui imagens ilustrativas dos concelhos de Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Paredes de Coura e Sernancelhe.