A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
As rendas na cidade de Viseu estabilizaram no mês de outubro, sendo que os preços caíram apenas 0,4 por cento em comparação com setembro para os 6,3 euros por metro quadrado.
Mesmo assim e de acordo com um estudo da plataforma imobiliária Idealista, se compararmos com os preços praticados há um ano, verifica-se uma subida de 13,5%.
Apesar do aumento das rendas, Viseu está entre as cidades mais baratas para arrendar em todo o país.
Além de Viseu, as cidades mais baratas para arrendar são Viana do Castelo e Leiria, ambas com oito euros por metro quadrado. A par da região, também as cidades de Lisboa e Porto não sofreram praticamente qualquer oscilação nos preços de arrendamento das casas no último mês.
Já as rendas no distrito de Viseu baixaram 7,4% para os 6,4 euros por metro quadrado, tendo sido a segunda região com a maior quebra nos preços de arrendamento. Em termos anuais, o distrito sofreu uma subida de 15,2%.
Também Viseu está entre os distritos mais baratos do país, juntamente com Portalegre (6 euros/m2), Vila Real (6,3 euros/m2), Castelo Branco (6,7 euros/m2), Santarém (7,4 euros/m2) e Viana do Castelo (8,3 euros/m2). Os preços na região Centro diminuíram 1,8% para os 8,6 euros/m2.
Em Portugal, os preços das casas para arrendar mantiveram-se estáveis em outubro (-0,4%), face ao mês anterior. Arrendar casa custava 15,3 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do último mês, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, a subida foi de 2,2% e a anual de 26,3%.
O Idealista analisou os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do site, eliminando anúncios atípicos e com preços fora de mercado.
Entretanto, os preços da habitação na região Viseu Dão Lafões desceram 12,9% no segundo trimestre deste ano para os 664 euros por metro quadrado, Preços das casas baixam em Viseu Dão Lafões no segundo trimestre do ano. Foi a sub-região do país onde os preços mais baixaram no espaço de um ano.