Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
O calor volta a apertar com força neste fim de semana e, por isso, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) voltou a emitir esta sexta-feira o alerta. O distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo este sábado e domingo devido às altas temperaturas.
A Saúde Pública recorda as medidas básicas de prevenção do calor nesta altura, que, frisa, devem ser adotadas em particular pelas pessoas mais vulneráveis, incluindo idosos, doentes crónicos, acamados, crianças e “todos os que desenvolvem atividade, laboral ou de lazer, fisicamente intensa ou ao ar livre”.
A autoridade de saúde volta a recomendar que as pessoas evitem expor-se ao sol entre as 11h00 e as 16h00, bem como fazer esforços físicos intensos. A população deve permanecer em locais frescos, à sombra ou climatizados e usar protetor solar com fator de proteção superior a 30, além de peças de roupa leves que sejam preferencialmente de algodão e de cor clara, chapéus de abas largas e óculos de sol.
Durante o dia, as pessoas devem fechar as janelas e persianas da casa e, à noite, fazer o oposto, “aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios”, aponta a ARSC.
A Saúde Pública recomenda também o consumo de água e sumos naturais de fruta, mesmo sem sede, em particular junto dos idosos e das crianças. As pessoas devem evitar beber refrigerantes e bebidas alcoólicas nesta altura. As recomendações vão ainda no sentido de fazer refeições ligeiras, à base de saladas.
A ARSC sugere ainda a conservação dos medicamentos “a uma temperatura e humidade apropriadas (local fresco e seco)” e a visita e contacto a idosos e outras pessoas vulneráveis que vivam sozinhas.
Nas viagens, volta a frisar a autoridade de saúde, os idosos e as crianças não devem permanecer no interior das viaturas. As janelas dos carros não devem estar completamente fechadas, uma vez que o sol roda e a viatura, mesmo que inicialmente colocada à sombra, poderá ficar exposta ao fim de algumas horas.
As viagens devem ser planificadas e, caso o carro não tenha ar condicionado, devem ser evitadas as horas de maior calor. A ARSC sugere ainda viajar de noite e levar água engarrafada. Na praia, é necessário estar atento às crianças e aos perigos de afogamento. Os médicos recomendam ainda o não-consumo de água de fontenários.
Para mais informações e conselhos, o Departamento de Saúde Pública da ARSC recomenda a consulta de material informativo da Direção-Geral da Saúde, a Linha SNS 24 (808 24 24 24) e as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.