Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, disse que o município de São Pedro do Sul faz bem ao incentivar a adoção de cães e gatos no concelho.
O governante esteve na inauguração das obras do novo canil e gatil de Bordonhos, no passado fim de semana. “As câmaras municipais sempre trataram dos animais abandonados. Agora, esta vertente, que sendo antiga na responsabilidade das câmaras, é nova na atenção pública que as pessoas dão”, afirmou.
Carlos Miguel acrescentou que a obra foi a parte mais fácil. “Mais difícil é termos aqui um programa de adoção que leve a que não haja aqui sobrelotação dos animais e esse é um trabalho duro e muito difícil”, disse.
Do investimento de 60 mil euros que veio para a renovação do canil, 15 mil vieram do Estado. O governante realçou que, nesta obra, foi feito “um aproveitamento das instalações existentes”.
“Deu-se uma nova vida ao edifício que já existia e, por isso, é algo que devemos sempre considerar e elogiar. Temos muito a mania de desprezar o património antigo para criar novo de raiz, às vezes tem de ser mesmo assim, mas noutras vezes, com sabedoria, facilmente se aproveitam as infraestruturas existentes e são convertidas no sentido de dar condições mais atuais”, disse.
A intervenção visou aumentar a capacidade desta estrutura para acolher animais, modernizar os compartimentos existentes, ampliar e melhorar as condições das salas de tratamentos veterinários, numa perspetiva de boas práticas, respeito e proteção dos animais.