A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Dez quilos de resíduos foram recolhidos numa ação de recolha de lixo realizada na Barragem de Várzea de Calde, em Viseu. A iniciativa foi desenvolvida por uma brigada de sapadores florestais e organizada pelo centro Europe Direct Viseu Dão Lafões, gerido pela Comunidade Intermunicipal (CIM), no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira
Nesta ação, foram recolhidas garrafas de vidro e de plástico, ticas (beatas) de cigarro e diversos plásticos. Em comunicado, a CIM refere que a recolha de lixo contribuiu para “a preservação do ecossistema local” e contou com a participação da sua brigada de sapadores florestais. Este é o terceiro ano consecutivo em que o Europe Direct se associou à causa.
O secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, diz que esta atividade promove “a proteção do ambiente ao recolher resíduos que, de outra forma, iriam acabar no mar”.
“Estas ações locais têm um impacto global e mostram que, juntos, podemos fazer a diferença. A CIM Viseu Dão Lafões orgulha-se de, novamente, apoiar e participar em iniciativas que, a exemplo desta, reforçam o nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais da região”, sublinha.
A ação também integrou a campanha #EUBeachCleanUp, organizada pela União Europeia em parceria com as Nações Unidas e que visa sensibilizar para “o problema global do lixo marinho, nomeadamente os microplásticos e o seu impacto no ambiente e na biodiversidade e, potencialmente, na saúde humana”.
A campanha conta com a participação dos 27 estados-membros da União Europeia e em muitos outros países do mundo. Em 2023, as suas ações contaram com a colaboração de 45.700 voluntários em 555 eventos organizados em 44 países de todos os continentes, com a recolha de muitas toneladas de resíduos.
Em Portugal, a campanha decorreu na última semana em todo o país e foi coordenada pela Fundação Oceano Azul. A CIM Viseu Dão Lafões realça que os centros Europe Direct “têm um papel fundamental na mobilização dos parceiros locais, como autarquias, escolas e associações de jovens e de ambiente”.
“Estas ações assumem um papel crucial na promoção de múltiplos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, abordando a degradação ambiental, promovendo o consumo e a produção sustentáveis, protegendo a biodiversidade, melhorando a saúde pública e promovendo a colaboração da comunidade, aumentando a consciência sobre a poluição marinha e reforçando conhecimento. Neste contexto, a UE assumiu como objetivo reduzir as emissões de microplásticos em 30% até 2030”, acrescenta a entidade intermunicipal.