Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os alunos do 5.º e 6.º anos do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira dinamizam na quarta-feira (15 de junho) um sarau cultural com o intuito de “sensibilizar crianças e jovens para o real risco de extinção do lobo ibérico”, anunciou a organização.
Este sarau cultural, agendado para as 21h00, no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, surge no âmbito da participação no projeto Educação Ambiental Life Wolflux, promovido pela Rewilding Portugal/Associação Transumância e Natureza.
Assim, o sarau cultural é “subordinado às temáticas desenvolvidas ao longo do ano sobre o Lobo Ibérico, na sequência de um dos três eixos estruturantes do Plano Anual de Atividades (PAA) ‘Emergência climática/sustentabilidade ambiental’ e conta com momentos musicais, teatro, coreografias e uma palestra”.
O PAA tem também como intenção o cumprimento dos objetivos preconizados pelo Plano Nacional das Artes, desenvolvido pelos Ministérios da Cultura/Educação, e o projeto “Life Wolflux” foca-se na conservação da população do Lobo Ibérico a Sul do rio Douro.
O lobo ibérico é uma das espécies mais ameaçadas de Portugal devido aos conflitos com o setor pecuário, atitudes negativas, caça furtiva, falta de presas selvagens e perda de habitat e, para prevenir a extinção, foi desenvolvido nas escolas inseridas na região o programa LupiEcoclubes.
Este projeto pretendia “sensibilizar as crianças e jovens sobre esta temática e também aumentar o conhecimento e contacto dos alunos com a natureza, assim como fomentar o interesse pelas espécies ameaçadas”, como a do lobo ibérico.