Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
As autoridades de saúde pública de Viseu alertam para o cumprimento das normas de proteção face à Covid-19 numa altura em que há um “aumento significativo de novos casos confirmados” na zona do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões.
Na última semana, as autoridades distritais deram conta de 96 novos casos, dos quais 46 em Viseu.
Em comunicado, a USP Dão Lafões – Viseu recorda que as aglomerações de pessoas “são o principal fator de risco para a disseminação da infeção por SARS-CoV-2”.
Por isso, as autoridades alertam “para a necessidade do cumprimento da legislação em vigor, nomeadamente a Resolução do Conselho de Ministros nº 74-A/2021, de 9 de julho, bem como as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde”, nomeadamente a limitação em metade da lotação para os casamentos, batizados, aniversários e outras festas e a obrigatoriedade dos testes sempre que o número de participantes seja superior a 10.
A USP também recomenda a realização de testes em eventos de natureza cultural, desportiva ou corporativa, sempre que o número de participantes seja superior a 1.000 ao ar livre ou 500 em espaços fechados, conforme indicações da Direção-Geral da Saúde.
“Salientamos, ainda, a importância da manutenção das medidas preventivas, nomeadamente a utilização de máscara, automonitorização de sintomas, higiene das mãos e distanciamento físico, evitando frequentar locais com aglomerações de pessoas”, lê-se na nota.
Desde o início da pandemia, a região de Viseu já registou mais de 29.200 infetados pela Covid-19.