Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
As câmaras de Armamar, Carregal do Sal, Lamego, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo receberam o prémio Viver em Igualdade, atribuído pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). As distinções destacam os melhores concelhos para viver em igualdade.
As autarquias de Mangualde e Penalva do Castelo repetem o prémio em relação à edição anterior, bem como Nelas, que recebeu nessa mesma edição uma menção honrosa.
O prémio – referente ao biénio 2024/2025 – foi entregue pelas boas práticas na promoção da igualdade de género, cidadania e não discriminação “quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas”, revela a CIG.
Em Nelas, a Câmara foi reconhecida pelas boas práticas nas matérias da igualdade entre mulheres e homens, da prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, e do combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade de género e caraterísticas sexuais.
A cerimónia de entrega vai decorrer no próximo dia 24 de outubro, em Vila de Rei. Ao todo, foram distinguidas 58 câmaras municipais, duas comunidades intermunicipais e uma junta de freguesia a nível nacional.
O prémio é uma iniciativa bienal promovida pela CIG, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação Portugal + Igual (ENIND).
O galardão reconhece as autarquias “enquanto agentes de desenvolvimento e entidades privilegiadas para a concretização de ações e medidas que permitem a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da ENIND e dos respetivos Planos Nacionais de Ação”, acrescenta a CIG.