Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A Freguesia de Viseu volta a organizar a Semana Solidária, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia. O evento promovido pela junta de freguesia vai decorrer de 21 a 27 de maio.
No último dia, vai decorrer na Expocenter a terceira Gala Solidária da freguesia, cujas receitas revertem a favor da Cáritas Diocesana. Com o regresso à normalidade, o presidente da Freguesia de Viseu disse que os dois eventos estão de volta.
Diamantino Santos afirmou que a Semana Solidária pretende “dar visibilidade aos nossos parceiros que colaboram connosco e trabalham em parceria no sentido de termos um tecido social mais robusto, coeso e com maior dinamismo e capacidade de criarmos pontes”.
“Temos sentido essa ligação muito forte às instituições e associações da freguesia e, sem elas, não teria os resultados que estamos a conseguir”, frisou acrescentando que o evento pretende envolver parceiros de diversas áreas “em prol da nossa comunidade e daquilo que as nossas instituições fazem”.
O dia 21 de maio é dedicado à diversidade cultural e vai decorrer no Parque Aquilino Ribeiro. O dia 23 vai focar-se na sustentabilidade, realizando-se as atividades na escola Emídio Navarro durante a tarde, com uma conferência dedicada ao tema.
A saúde vai ser o tema em destaque a 24 de maio, na escadaria da Igreja dos Terceiros, com workshops e rastreios. No mesmo local, a 25 de maio realizam-se os eventos integrados no dia da partilha, incluindo campanhas de angariação de bens alimentares, doação de sangue e médula óssea. A cultura é o tema abordado a 26 de maio, na loja Pascoal, na Rua do Comércio.
A gala solidária vai acontecer no Expocenter, enquanto que, antes, decorria no Pavilhão Multiusos. O evento dedicado aos anos 90 vai contar com a presença da cantora Rita Guerra, além de outros artistas como Remember, Pedro Duvalle e Zé Mágico.
Diamantino Santos desvaloriza a mudança de local e refere que este evento visa “celebrar e homenagear personalidades que têm trabalho relevante na freguesia, em diversas vertentes, seja no artesanato, na cultura, na ação social ou no desporto”.
“Queremos agraciar e reconhecer o trabalho meritório de uma instituição social que opera na freguesia, a Cáritas Diocesana de Viseu. Vamos beneficiá-la com um montante de alguma expressão dentro das nossas capacidades financeiras, para que ela continue a fazer este trabalho meritório que tem feito na ação social”, acrescenta.
Diamantino Santos escusou-se, todavia, a revelar o valor do apoio que vai ser dado à Cáritas. A gala, acrescentou o autarca, está a ter uma elevada procura, sendo que o espaço vai estar limitado a 600 pessoas.