Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
São várias as pessoas que esperam ser vacinadas contra a Covid-19 esta segunda-feira (5 de julho), na terceira entrada do centro de vacinação de Viseu, criada depois do Governo ter reduzido o intervalo entre as doses na vacina da AstraZeneca para oito semanas.
Na parte da manhã, as filas começaram a formar-se cedo no Pavilhão Multiusos, o que obrigou à implementação de um sistema de distribuição de senhas. E foi a Polícia Municipal que controlou a situação e esclareceu quem não conseguiu tomar a vacina.
Segundo fonte da Polícia Municipal, as vacinas chegaram a estar esgotadas na parte da manhã. Já na parte da tarde, o centro de vacinação recebeu um lote com cerca de 300 vacinas da AstraZeneca e, a partir daí, as filas começaram a “andar mais rápido e a fluir normalmente”.
Em declarações ao Jornal do Centro, Cabrita Grade, diretor Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões, explicou que “foi arranjada uma solução provisória que é dar as senhas conforme o volume de vacinas que nos vão sendo disponibilizadas” para evitar possíveis ajuntamentos e “separar essas pessoas que aparecem voluntariamente a fazer questões relacionadas com a antecipação da AstraZeneca para oito semanas”.
São cerca de 6.000 pessoas que podem antecipar a toma da segunda dose da vacina AstraZenca a partir desta segunda-feira, no ACES Dão Lafões. “Estão a receber as senhas e se tivermos vacinas serão vacinadas”, acrescentou, sem esquecer o esforço dos profissionais de saúde que continuam a realizar horas extras em prol do processo de vacinação.
As vacinas estão a ser administradas por ordem de chegada, de acordo com os prazos estipulados – os utentes que tomaram a 1.ª dose da vacina da AstraZeneca até 25 de abril devem tomar a 2.ª dose na semana de 28 de junho a 4 de julho; os que tomaram a 1.ª dose de 26 de abril a 16 de maio devem tomar a 2.ª dose na semana de 5 a 11 de julho e, por último, quem tomou a 1.ª dose da vacina da AstraZeneca após 17 a 23 de maio deve tomar a 2.ª dose a partir de 12 de julho.