A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
Viseu regista esta terça-feira (29 de outubro) uma subida das temperaturas, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O concelho conta com 20 graus de máxima e 11º de mínima.
No distrito, há previsão de chuva em Moimenta da Beira, Penedono e Sernancelhe. As máximas estão entre os 18 graus em Penedono e os 24º em Mortágua. Os concelhos de São Pedro do Sul, Tabuaço e Vouzela atingem os 23º.
Já com 22 graus de máxima estão Armamar, Carregal do Sal, Cinfães, Oliveira de Frades, Resende, Santa Comba Dão e Tondela.
O mercúrio marca 21 graus em Lamego, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, São João da Pesqueira e Tarouca, 20º em Castro Daire, Moimenta da Beira e Sátão, e 19º em Sernancelhe e Vila Nova de Paiva.
As mínimas vão variar entre os 7º em Penedono e São João da Pesqueira e os 14º em Mortágua.
Amanhã, quarta-feira (dia 30), a previsão do tempo aponta para períodos de nuvens durante o dia em Viseu. Só a temperatura máxima vai descer para os 18 graus. A chuva pode regressar na quinta-feira (dia 31).
Entretanto, o IPMA já informou que o estado do tempo neste fim de semana prolongado que se avizinha em Portugal continental vai ser afetado por uma depressão centrada sobre a Península Ibérica, com expressão em altitude, e por uma crista anticiclónica que se estende desde a Europa central até à Península Ibérica.
Na sexta-feira (dia 1), feriado, os meteorologistas preveem ocorrência de aguaceiros, em especial no interior e durante a tarde, e um vento que poderá ser por vezes forte nas terras altas das regiões Centro e Sul no sábado e domingo (dias 2 e 3).
O IPMA prevê ainda que, em alguns locais, haja uma formação de neblina ou nevoeiro matinal durante o fim de semana prolongado.
Os valores de temperatura mínima irão variar entre os 5º e os 10º no interior Norte e Centro. Em relação aos valores de temperatura máxima, estes vão oscilar entre os 15º e os 21º na sexta-feira e entre os 18º e os 24º nos dias seguintes, exceto na Serra da Estrela, onde os termómetros vão estar entre os 13º e os 16º.
O IPMA acrescenta que esta situação meteorológica tem um “grau de incerteza associado devido à posição da região depressionária”.