ETAR Cubos Mangualde 6
feira de são mateus
unidades móveis de saúde viseu dão lafões
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…

13.12.24

A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…

13.12.24

Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…

11.12.24
Home » Notícias » Diário » Tabuaço com projeto para central solar de 80 milhões de euros

Tabuaço com projeto para central solar de 80 milhões de euros

 Tabuaço com projeto para central solar de 80 milhões de euros
01.07.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Tabuaço com projeto para central solar de 80 milhões de euros
13.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Tabuaço com projeto para central solar de 80 milhões de euros

O concelho de Tabuaço vai receber uma central fotovoltaica num investimento de 80 milhões de euros.

A nova central solar será construída pela empresa Finerge, ocupando uma área total de 260 hectares e contando com uma dezena de torres eólicas, já em operação há vários anos, aproveitando assim o parque já existente e juntando a ela uma central solar de grande dimensão no mesmo ponto de ligação à rede.

No entanto, a associação ambientalista Quercus manifesta-se preocupada com a instalação de centrais no distrito de Viseu, com projetos previstos para Armamar, Lamego, Tarouca, Vila Nova de Paiva, Viseu, Moimenta da Beira e Tabuaço, alertando para a falta de regras e planeamento que previnam a sua instalação em áreas críticas.

Em todo o país, foram a consulta pública mais de uma dezena de projetos de instalação de centrais solares.

Os ambientalistas pediram ação aos deputados do Parlamento. Rosário Rodrigues, da Quercus, alertou para o impacto ambiental destes projetos de investimento.

A ativista manifestou preocupação com o uso dos solos agrícolas com alta produtividade e dos solos florestais que são profundos para estes projetos.

“Quando se constroem centrais fotovoltaicas, é necessário verificar em primeiro lugar os instrumentos de ordenamento do território e se existem áreas de RAN (reserva agrícola) e de reserva ecológica. Essas questões são importantes porque as centrais fotovoltaicas são de grande dimensão”, explicou.

A ambientalista apontou como exemplo o projeto da central fotovoltaica da Lupina, que vai ocupar 300 hectares no concelho de Viseu, num investimento de 150 milhões de euros.

A Quercus defende que os painéis solares podem ser colocados nos telhados de casas e de outros edifícios. A associação ambientalista e outras organizações nacionais ligadas ao ambiente, que integram a Coligação C6, exigem por isso a criação de legislação que regule a instalação das centrais fotovoltaicas.

Rosário Rodrigues alerta que as centrais com potência inferior a 50 megawatts “são licenciadas pela Direção-Geral de Energia e Geologia e nem sequer precisam de avaliação de impacte ambiental”, algo que considera preocupante.

“Deveria haver, à partida, um instrumento que regulamentasse quais os locais onde as centrais poderão ser instaladas e não deixar ao livre arbítrio do mercado e dos investidores que nem sequer são proprietários dos terrenos e são fundos de investimento que pretendem apenas o lucro”, reivindicou.

As associações ambientalistas também consideram que se torna difícil acompanhar os estudos de impacte ambiental das centrais.

Segundo um levantamento feito pela Coligação C6, nos primeiros meses deste ano, os projetos correspondem a cerca de dois mil hectares de superfície coberta por quase cinco milhões de módulos solares fotovoltaicos, sendo que alguns deles surgem como resultado dos leilões de licenças para produção de energia solar realizados pelo Estado em 2019 e 2020.

Outra das críticas dos ambientalistas é a opção por mega centrais fotovoltaicas, que dizem ser mais difícil conseguir minimizar os impactos, defendendo centrais mais pequenas que respondam às necessidades locais.

 Tabuaço com projeto para central solar de 80 milhões de euros

Outras notícias

pub
 Tabuaço com projeto para central solar de 80 milhões de euros

Notícias relacionadas

Procurar