Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Teatro Viriato acolhe esta quinta e sexta-feira (21 e 22 de dezembro) os concertos-tributo da Gira Big Band à artista Vera Lúcia, natural de Viseu e Vera Lúcia: cantora de sucesso no Brasil que afinal é de Viseu terá tributo no Teatro Viriato.
As atuações acontecem às 21h00 de hoje e às 15h00 de sexta e homenageiam a cantora que nasceu com o nome Vera Lúcia Ermelinda Balula na Estrada Velha de Abraveses, a 7 de agosto de 1930.
Aos 10 anos, trocou Portugal pelo Brasil e, aos 20, já era uma figura em rápida ascensão na carreira artística, seguindo pelos anos 50 e 60 como cantora consagrada. Em 1997, foi homenageada com o Troféu Carmen Miranda. Gravou composições de Tom Jobim e Miguel Gustavo e cantou com Vinicius de Moraes, fazendo parte da história da música no Brasil.
Em 1951, lançou o seu primeiro disco onde interpretou o samba “Copacabana”, de João de Barro e Alberto Ribeiro. No mesmo ano, gravou a marcha “Rita Sapeca”, um dos seus maiores êxitos.
Já em 1954, lançou os sambas “Não Vivo em Paz” e “Eu Não Perdoo” e ainda os sambas-canção “Eu Sei Que Você Não Presta” e “Sempre Eu”. O paradeiro da Vera Lúcia é hoje desconhecido.
A Gira Big Band integra jovens músicos oriundos de bandas filarmónicas da região de Viseu, acompanhados pelo Coletivo Gira Sol Azul e outros músicos profissionais de excelência, sob a direção de João Martins.