Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A Assembleia Municipal de Mangualde aprovou esta semana, por unanimidade, uma moção da CDU que recomenda à Câmara a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade a Teresa Cruz, fundadora da Escola Ana de Castro Osório.
Também militante do PCP e ex-deputada da Assembleia Municipal, tendo desempenhado este cargo durante três mandatos, a professora de profissão chegou a envolver-se na clandestinidade política antes do 25 de abril, tendo estado nas lutas estudantis da Universidade de Coimbra.
A recomendação foi apresentada pelo atual deputado da CDU na Assembleia Municipal de Mangualde, Fernando Campos, que disse que Teresa Cruz “tem um lugar cimeiro na plêiade de Mulheres de Abril” e classificou-a como uma mulher “de grande coragem e convicção” que lutou pela democracia.
“É um exemplo de intervenção cívica e política cujo currículo evidencia o exemplar trabalho desenvolvido em prol da educação, pilar imprescindível à democracia, à emancipação e realização humanas. (…) Depois do 25 de Abril integrou sempre as listas autárquicas promovidas pelo PCP, sendo eleita para a Assembleia Municipal de Mangualde em vários mandatos”, afirmou o deputado.
Fernando Campos lembrou ainda que, na Assembleia Municipal, Teresa Cruz “apresentou construtivamente muitas propostas que aprovadas e postas em prática, dignificaram a vida dos mangualdenses e viu rejeitadas outras que, se aceites, teriam contribuído para que se vivesse melhor naquele concelho”. Os deputados do PS e do PSD associaram-se à iniciativa da CDU e aprovaram a recomendação.
Em forma de homenagem, a Escola Ana de Castro Osório decidiu atribuir o nome da sua antiga diretora a uma rua situada na zona deste estabelecimento de ensino.
Teresa Cruz foi também presidente do conselho diretivo e administrativo da Escola Secundária de Mangualde e presidente da Universidade Sénior de Mangualde.
O Jornal do Centro fez recentemente uma reportagem dedicada à vida política de Teresa Cruz, que chegou a ser alvo de um atentado à bomba de que escapou.