Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
As Termas de Alcafache, em Viseu, estão fechadas. A estância termal fechou as portas no passado dia 10 de julho por decisão do Governo que ordenou o encerramento das estâncias termais que estão nas zonas de risco elevado e muito elevado de contágio por Covid-19.
Recorda-se que Viseu está nesta altura na lista dos municípios de risco muito elevado.
A diretora das Termas de Alcafache, Fátima Marcos, disse que lamentava este fecho. “Não entendo como é que nós, entidades prestadoras de saúde, nos vemos obrigadas a encerrar”, afirmou.
A responsável acrescentou que 90 por cento dos clientes das termas, a maioria idosos, “estão vacinados com as duas doses” da vacina contra a Covid-19.
“Se o certificado de vacinação dá acesso aos hotéis, também deveria dar acesso às termas”, disse.
O setor termal fala numa discriminação, lembrando que outros espaços de saúde estão abertos, bem como outras atividades como os parques aquáticos.
Entretanto, o grupo parlamentar do PSD apresentou uma recomendação, a 16 de julho, ao Governo para que “permita o funcionamento e a reabertura ao público dos estabelecimentos termais, nos municípios de risco elevado e de risco muito elevado, desde que estes observem as orientações e as instruções definidas pela Direção-Geral da Saúde, incluindo o condicionamento do acesso à apresentação de certificado digital ou teste negativo à Covid-19”.
No projeto de resolução, os sociais-democratas referem que estão encerrados os estabelecimentos termais do Vimeiro, em Torres Vedras, Alcafache, no distrito de Viseu, Caldas da Saúde, em Santo Tirso, Taipas, em Guimarães, e Chaves e Balneário Pedagógico de Vidago, em Chaves.