Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
As associações Planalto Beirão e Quercus e a Câmara de Tondela vão avançar com um novo projeto de recolha e reciclagem de rolhas de cortiça para promover o ambiente. O concelho é dos primeiros da região a receber a iniciativa “Green Cork”, que vai para o terreno numa experiência piloto.
O projeto será apresentado na próxima sexta-feira (4 de julho), pelas 19h45, no primeiro dia do Tondela Brancos, que terá lugar no Parque Urbano até domingo (dia 6). Além da apresentação do “Green Cork”, vai ser assinado o protocolo para a implementação do programa no concelho.
Durante o evento que vai reunir 33 produtores de vinhos do Dão, do Porto e Douro, dos Vinhos Verdes e de Trás-os-Montes, o recinto do Parque Urbano vai ter um grande contentor para a recolha de rolhas de cortiça.
Segundo a Câmara de Tondela, o “Green Cork” une a reciclagem à conservação da natureza “possibilitando que as rolhas de cortiça sejam recicladas e o valor dessa cortiça seja aplicado em ações de reflorestação com espécies originais da flora portuguesa através do projeto Floresta Comum”.
A reciclagem dá depois novos usos à cortiça que antes estava na rolha e permite, ainda, a plantação de novas árvores.