Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, exploramos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Feriado à vista e ainda sem planos? Temos a sugestão perfeita! Situado…
O barro negro de Molelos está em destaque numa exposição patente na cidade de Aubagne, conhecida como a capital francesa da cerâmica. Algumas peças, como a cantarinha dos segredos, integram a exposição “Barro”, que está patente ao público no Centro de Arte Les Penitents Noirs.
Os objetos de louça preta fazem parte da mostra “Portugal Cerâmico”, que a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) levou até França. O objetivo da mostra é dar a conhecer o trabalho desenvolvido em todas as cidades e vilas de cerâmica que pertencem à instituição, bem como obras de Manuel da Bernarda e Manuel Cargaleiro.
As peças de barro negro que podem ser vistas no Centro de Arte Les Penitents Noirs “mostram o lado mais tradicional, mas também o mais moderno da cerâmica produzida atualmente em Molelos”, explica a Câmara de Tondela.
A mostra Portugal Cerâmico “oferece um impressionante panorama de arte cerâmica lusitana, comparado com a arte cerâmica Provençal, com obras da coleção patrimonial da Metrópolis”, acrescenta a autarquia em comunicado.
A exposição “Barro” abriu recentemente a temporada do verão cerâmico em Aubagne e estará patente até 16 de setembro no Centre d’art des Penitents Noirs.
O barro negro de Molelos Tondela: Processo de candidatura do barro negro de Molelos chegou ao fim, num processo de candidatura que chegou recentemente ao seu fim. A louça preta já está incluída no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas.