Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Associação de Desenvolvimento Local (ADICES) apresenta este sábado (11 de novembro) a sua carta gastronómica em Tondela. A sessão tem lugar no Caramulo Experience Center, junto ao Museu do Caramulo.
O livro “Quem conta um conto, acrescenta um pouco”, assinado pela investigadora Olga Cavaleiro, Carta gastronómica une Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela e Águeda.
“O que aqui se apresenta é um roteiro de viagem. Uma viagem por um território, pela sua orografia e geografia, pelas suas memórias e histórias, percorrendo trilhos pela serra e pelos rios que o desenham. É uma viagem com um apelo aos sentidos, por um território com sabor e cheiro, onde é possível ver, ouvir e sentir um espaço de equilíbrio entre o homem e a natureza”, refere o prefácio do livro, que tem na agricultura e nos produtos genuínos dos cinco concelhos o “fio condutor da viagem” proposta aos leitores.
Para a elaboração da carta, foram consultados documentos históricos e recolhidos cerca de 200 testemunhos nas 48 freguesias dos concelhos que fazem parte da ADICES.
“A investigação no terreno permitiu obter uma visão da cultura gastronómica da região nos diferentes momentos da vida das famílias e comunidades e uma perspetiva alargada sobre os hábitos alimentares, os produtos que lhes estão na origem, os modos de produção dos mesmos e as relações sociais e culturais que as comunidades estabeleceram com a alimentação”, destaca a Câmara de Tondela.
O livro apresenta “uma descrição da história e cultura gastronómica do território e das pessoas que nele habitam”, acrescenta.
A cerimónia de apresentação do livro arranca pelas 15h00, com uma sessão de boas-vindas aos participantes e a apresentação de um excerto do espetáculo “Car12” do Trigo Limpo Teatro ACERT. A obra será apresentada pelas 15h30. Depois dos discursos, às 16h30, haverá uma degustação de produtos que integram a carta gastronómica da ADICES.
Além do livro, o projeto também inclui a criação de um site onde a carta estará disponível, bem como imagens, fichas de produtos e pratos recolhidos, restaurantes aderentes à iniciativa e um podcast onde grupos de teatro de amadores nos cinco concelhos da ADICES irão envolver-se na leitura dos testemunhos recolhidos.