Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Vários populares do concelho de Tondela vão organizar uma marcha lenta no próximo domingo (3 de setembro) para alertar para a falta de segurança na Estrada Regional (ER) 230, que liga os concelhos de Tondela e Carregal do Sal.
A população vai percorrer cerca de 16 quilómetros para chamar a atenção da Infraestruturas de Portugal (IP) para a necessidade de mais e melhor sinalização naquela via. A concentração está marcada para as 9h30, junto ao cruzamento de Carvalhal de Mouraz.
Este protesto surge uma semana depois de uma manifestação organizada por um familiar de um jovem que em abril deste ano Um morto e três feridos em colisão entre duas viaturas naquela estrada.
“No último domingo reuniram-se 60 pessoas, este domingo esperamos que mais gente se junte à causa. Queremos alertar para as condições de uma estrada que é perigosa, que já causou várias vítimas e é preciso que se faça alguma coisa”, explicou Paulo Jesus, um dos populares.
Entre as reivindicações estão a necessidade de mais traços contínuos, mais sinalização e mais controlo por parte das autoridades.
“Com as obras que foram feitas e piso novo, se muitos automobilistas já passavam em excesso de velocidade agora ainda vai ser pior. Há vários cruzamentos ao longo da estrada, entradas para localidades e o perigo é constate”, sublinhou Paulo Jesus, pedindo ainda que “as autoridades estejam mais vezes nesta via”.
O popular, que utiliza diariamente a ER 230, pede que quem se juntar à marcha o faça “de forma ordeira e em segurança”.
O movimento popular junta-se a uma Câmara de Tondela contesta forma como estão a ser executadas as obras na estrada que liga concelho a Carregal do Sal que a autarquia já havia criado precisamente para alertar a Infraestruturas de Portugal para a necessidade de ajustar a sinalização.
Há muito que a ER230 aguardava obras de requalificação que entretanto ficaram concluídas. Mas, a autarquia de Tondela critica o facto de a sinalização rodoviária prevista no projeto não estar a ser cumprida.
“Contrariamente àquilo que se quer fazer parecer, a intervenção nesta estrada não está terminada. Não está terminada e pior ainda não cumpre com o projeto que nos foi presente pela IP e não cumpre naquilo que é essencial e básico, nomeadamente na pintura de traços contínuos e na distância de tracejado das marcações rodoviárias, que vai conferir melhores condições de segurança”, defendeu Carla Antunes Borges numa reunião pública do executivo.
A presidente da Câmara de Tondela garantiu que alertou por três vezes durante o mês de agosto responsáveis da IP para a situação, lamentando que o problema ainda não tenha sido resolvido. A autarca acabou por propor uma moção de manifestação de repúdio da parte da Câmara de Tondela junto da IP, que foi aprovada por unanimidade.