Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) quer saber o que pensa a população da região sobre os impactos do turismo no território em áreas como o emprego, a economia ou o custo de vida. O projeto criado pelo Turismo do Centro lançou um inquérito online que pode ser respondido até 30 de novembro.
O inquérito “O Turismo na Perspetiva dos Residentes – Centro de Portugal 2024” visa avaliar a perceção de quem vive nos 100 municípios da região Centro “sobre os impactos, positivos ou negativos, do turismo em diversos domínios”, explica o Turismo do Centro.
Através do estudo, o OTSCP procura recolher opiniões sobre os efeitos do turismo em áreas como a criação de emprego, a dinamização da economia local, a melhoria de infraestruturas básicas, o aumento de opções culturais e de lazer, a requalificação urbana e a conservação do património natural, mas também no aumento do custo de vida, na superlotação urbana, no vandalismo, na poluição visual e sonora e na gestão de resíduos.
O coordenador do observatório, Francisco Dias, destaca a importância da participação dos residentes no inquérito, referindo que o turismo só é benéfico no Centro se eles “forem dos principais beneficiários desta atividade”.
“Presume-se que uma avaliação globalmente positiva destes itens será o testemunho de que as comunidades locais estão diretamente envolvidas no planeamento do turismo, a nível local e regional, e que os residentes consideram o turismo benéfico para si e para as suas comunidades”, acrescenta.
O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal foi criado pelo Turismo do Centro, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, e monitoriza a atividade turística da zona Centro, fornecendo informações às empresas e organizações de modo a ajudar na tomada de decisões.
O observatório conta com um conselho técnico-científico composto por 30 investigadores de várias instituições de ensino superior e com um conselho consultivo empresarial que integra empresários e instituições representativas do setor no Centro.